Biblioteca de Proença-a-Nova adere à iniciativa BiblioLED
A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova aderiu à iniciativa BiblioLED, permitindo que qualquer utilizador deste espaço tenha acesso, de forma totalmente gratuita, a livros digitais e audiolivros. Estes conteúdos são disponibilizados através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), da qual a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova faz parte.
Os livros podem ser reservados ou emprestados digitalmente por qualquer utilizador que esteja inscrito numa das mais de 400 bibliotecas aderentes, possua um endereço eletrónico ativo e tenha um equipamento de leitura compatível, como computador, tablet, telemóvel ou leitor de livros digitais, com acesso à Internet. Na sua conta pessoal, é possível ter emprestados, simultaneamente, dois livros digitais e um audiolivro. Para realizar o empréstimo de um livro digital ou audiolivro, basta clicar sobre ele e selecionar o botão de empréstimo. Antes de efetuar o empréstimo, pode usar a pré-visualização para avaliar o interesse no conteúdo. O prazo de empréstimo é, normalmente, de 21 dias, sendo que, no final deste período, os empréstimos são devolvidos automaticamente. Se o utilizador terminar a leitura antes do prazo estipulado, pode devolver o livro antecipadamente a qualquer momento.
Quanto ao tipo de obras disponíveis na plataforma, o catálogo de títulos da BiblioLED é composto por uma coleção nacional, disponibilizada a todas as bibliotecas, e por 25 coleções regionais, acessíveis apenas em cada rede intermunicipal e rede metropolitana, adaptados a todas as idades.
A BiblioLED é um serviço de empréstimo de livros em suporte digital, administrado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores. O serviço é promovido e administrado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e gerido pelas redes intermunicipais e metropolitanas de bibliotecas públicas aderentes.