Edição nº 1884 - 26 de fevereiro de 2025

POLÍTICA
IL apresenta candidatos às Autárquicas

A Iniciativa Liberal (IL), na presença do seu líder, Rui Rocha, apresentou, no passado sábado, 22 de fevereiro, no Centro Artístico Albicastrense (CAA), na Zona Histórica de Castelo Branco, os candidatos à Câmara, à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, nas próximas eleições Autárquicas, sob o lema Acelerar Castelo Branco.
José Henriques, de 44 anos, farmacêutico e empresário, é o cabeça de lista à Câmara e afirmou estar “saturado da atual gestão camarária”, para afirmar que “após três décadas de gestão socialista de Castelo Branco chegou o momento de mudar, de acelerar Castelo Branco”.
O candidato assegurou que “nada se pode fazer sem uma economia forte”, pelo que “é essencial promover a cidade como destino de investimento, criar um ambiente empresarial vantajoso para quem invista”, contrapondo que “Castelo Branco é hoje um deserto em inovação e criação de novas empresas. Temos o Centro de Empresas Inovadoras (CEI), mas perdeu o seu foco e rumo. Está a surgir um cluster da área da aviação, o que é uma boa notícia”, mas questiona porque tal “só acontece ao fim de décadas” e pergunta também qual o motivo em “não se investir em outras áreas de inovação”. Com esse foco apontou para “a criação do Centro de Inovação e Tecnologia”, para que “Castelo Branco seja o motor do centro do País”.
Em matéria de emprego, o candidato assegurou que “é fundamental promover mais emprego qualificado”, porque “já temos demasiado emprego não qualificado e com baixos vencimentos”.
José Henriques voltou depois a abordar as críticas à Câmara, ao afirmar que “a Zona Histórica tem estado ao abandono há décadas”, justificando assim o local escolhido para a apresentação da candidatura e acrescentar que a recente queda de parte da Muralha reflete “a negligência na gestão da Zona Histórica. A autarquia esqueceu algumas zonas da cidade, nomeadamente esta”.
As críticas foram também dirigidas para a “fonte luminosa que está a ser construída no centro da cidade, quando o parque de estacionamento por baixo não está reabilitado” e perguntou “quantos turistas se prevê que venham visitar a fonte luminosa”.
Entre outros pontos José Henriques centrou-se ainda na questão da segurança, na qual defendeu que o sistema de videovigilância que será instalado na cidade, deverá ficar “numa espécie de segunda esquadra, no centro da cidade, no antigo edifício da Polícia”.
Para além de José Henriques, também foi apresentado o candidato à Assembleia Municipal, que é Pedro Roque, que é engenheiro informático e que realçou que “vivi em Castelo Branco até aos 18 anos”, saindo da cidade para frequentar o Ensino Superior. Mais tarde acabou por regressar, mas sublinha que “se não fossem as oportunidades de trabalho remoto, não estaria aqui hoje. Estaria noutro país”, para destacar que “é isso que acontece. Os jovens partem, porque não têm escolha”, uma vez que “em Castelo Branco faltam empregos qualificados”. Assim, reitera, “os jovens partem, o que é um desperdício de talento e um obstáculo no desenvolvimento de Castelo Branco”.
Já para a Assembleia de Freguesia de Castelo Branco a candidata é Ana Poças Gonçalves, para quem, “em 2025, Castelo Branco tem a possibilidade de uma verdadeira mudança”, num momento em que “está na hora de dar espaço a novas ideias e projetos”.
Ana Poças Gonçalves garantiu que “temos um projeto ambiciosos, mas realista”, bem como que “somos uma verdadeira alternativa à atual gestão”, sendo que no centro das atenções estará “ter em conta as necessidades de cada rua, de cada bairro, de cada pessoa” e com esse objetivo defendeu que se proceda “à instituição da Comissão Social da Freguesia”.
Tudo isto com um objetivo maior, que é “colocar Castelo Branco no patamar de desenvolvimento que merece”.
Na apresentação dos candidatos, o líder da IL, Rui Rocha, tendo em consideração a referência de José Henriques à fonte luminosa no centro da cidade, defendeu que “trazer a Iniciativa Liberal para Castelo Branco é mesmo uma solução de frescura e não precisa de uma fonte”.
Rui Rocha afirmou também que “este é o primeiro evento de lançamento de campanha, de uma candidatura da IL às Autárquicas. Estamos agora a começar o caminho que nos levará à apresentar cerca de 100 candidaturas em todo o País” e acrescentou que “creio que o facto de ser uma candidatura autónoma da IL, com as suas pessoas, as suas ideias, a sua visão, neste caso para o Município de Castelo Branco, é o testemunho claro que a forma natural da IL se apresentar é desta maneira”.
O líder da IL sublinhou igualmente que, “nas últimas Autárquicas, não apresentamos candidatura em Castelo Branco. Isto significa crescimento do partido”.
António Tavares

26/02/2025
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video