Câmara da Sertã aposta na saúde digital
A Câmara da Sertã e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) assinaram um protocolo para criar o projeto de telemonitorização S3S – Sertã Saudável, Segura e Solidária, que será candidatado a financiamento pela autarquia.
O projeto tem como objetivo modernizar os cuidados de saúde no Concelho da Sertã, promovendo a utilização de soluções digitais e tecnológicas que complementem os cuidados médicos tradicionais, permitindo o acompanhamento remotos de parâmetros clínicos.
O presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, refere que o projeto “representa um passo importante na modernização dos cuidados de saúde no Concelho e, ao mesmo tempo, aposta na proximidade, segurança e autonomia dos nossos munícipes”.
É adiantado, em comunicado, que “caso a candidatura seja aprovada, este projeto decorrerá em complemento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) da Sertã, recentemente criada. Visa a promoção da saúde, a segurança clínica e a autonomia dos munícipes residentes no Concelho da Sertã em situação de maior vulnerabilidade. Permitirá um reforço no acompanhamento do percurso clínico dos doentes e em situação de morbilidade, a monitorização de doentes crónicos, o acompanhamento pós-alta hospitalar e o registo de parâmetros clínicos como a glicémia, tensão arterial, peso e saturação de oxigénio, entre outros. Por outro lado, possibilitará a redução da carga de cuidados motivada por múltiplos contactos com o sistema de saúde e farmácias”.