Edição nº 1943 - 22 de abril de 2026

DIA 27 DE ABRIL NO CCCCB
Assembleia Municipal Jovem regressa

A Câmara de Castelo Branco, em articulação com a Assembleia Municipal e em colaboração com os estabelecimentos de ensino do Concelho, promove, pela segunda vez, a Assembleia Municipal Jovem de Castelo Branco (AMJCB), depois de, em abril do ano passado, se ter realizado uma sessão piloto.
A iniciativa, que tem como principal finalidade fomentar a participação informada, ativa e responsável dos jovens na vida democrática local, destina-se a alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, até aos 18 anos, incluindo, pela primeira vez, as Escolas Profissionais.
A sessão deste ano está marcada para dia 27 de abril, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), sendo que os deputados jovens eleitos apresentarão e defenderão propostas de melhoria para o Concelho que, após aprovação, serão submetidas à reunião da Assembleia Municipal de Castelo Branco a realizar este mês.
Refira-se que todos os estabelecimentos de ensino do Concelho são convidados a participar, constituindo cada escola um círculo eleitoral plurinominal. O número de deputados jovens a eleger depende do número de alunos inscritos, num total global de 40 deputados municipais jovens, dos quais 14 do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, cinco do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, 14 do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, cinco do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira: um da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) e um da Escola Profissional Agostinho Roseta.
Além dos deputados municipais jovens, participam na sessão o presidente da Assembleia Municipal, Valter Lemos, e o executivo municipal composto pelo presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, e vereadores.
Os principais objetivos da Assembleia Municipal Jovem são promover uma compreensão prática do papel e funcionamento da Assembleia Municipal; incentivar o envolvimento dos jovens na vida cívica e política do Concelho; valorizar as ideias e os contributos da juventude, potenciando a sua influência nas decisões políticas locais; proporcionar uma experiência concreta de participação democrática; fortalecer os laços e a confiança dos jovens com os órgãos de representação democrática de Castelo Branco.

22/04/2026
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
11/02 a 30/04
RequintinhaCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
11/04 a 14/06
Acúmulo o Cúmulo e Simulo Simultâneos Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
28/03 a 26/04
A Última Ceia de Jesus Cristo – a última mas não a derradeira Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
15/04 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video