CERNACHE DE BOMJARDIM
Romaria a São Nuno de Santa Maria realiza-se no fim de semana
Cernache do Bonjardim, no Concelho da Sertã, celebra, no próximo fim de semana, 25 e 26 de abril, o 17.º aniversário da Canonização de São Nuno de Santa Maria, numa organização da Câmara da Sertã em parceria com a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
Refira-se que devido às intempéries no Concelho da Sertã, no final de janeiro, a autarquia decidiu implementar cortes e medidas extraordinárias, cancelando o Festival de Gastronomia do Maranho e a vertente festiva da Romaria a São Nuno de Santa Maria, que se mantém apenas na dimensão religiosa e institucional. O presidente da Câmara, Carlos Miranda, sublinha a importância destes eventos, afirmando ser essencial celebrar a vida e o legado de Nuno Álvares Pereira, figura central da história e da religião em Portugal, sendo incontornável a comemoração do aniversário da sua canonização. Assim a Romaria a São Nuno de Santa Maria começa sábado, 25 de Abril, às 21 horas, com a Procissão das Velas e Vigília a S. Nuno de Santa Maria, a partir da Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim.
Domingo, 26 de abril, as celebrações começam às 9h30 com a Romagem das Capelanias do Concelho até à rotunda da Estátua de Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, local onde, às 10h30, decorrerá o hastear da Bandeira Nacional. Este momento contará com o acompanhamento musical da Filarmónica União Sertaginense e com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Sertã. A procissão com as capelanias procede até à Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim para, às 11 horas, se celebrar a Eucaristia Dominical de Ação de Graças a S. Nuno de Santa Maria. Segue-se o cortejo até aos Paços do Bonjardim, marcando assim o encerramento simbólico e devoto desta romaria.