21 agosto 2013

Plataforma Mais Concelho de Oleiros apresenta-se oficialmente
“Não somos políticos nem reféns de qualquer atividade partidária!”

oleiros.jpgO advogado António Jorge encabeça a lista independente Mais Concelho de Oleiros, lista essa que foi apresentada no passado sábado, numa unidade hoteleira da vila de Oleiros e que além do candidato a presidente da Câmara Municipal de Oleiros, reúne nomes como José Alipio das Neves, João Paulo Ribeiro, Fernanda Gonçalves, Fernando Gaspar, António Rui Alves, Maria Raquel Dias, António Artur Matos e Margarida João Luis.

A lista para a Assembleia Municipal é liderada por Fernando Dias. Já em relação às assembleias de freguesia, em Oleiros esta será encabeçada por António Jorge Antunes; no Estreito, por Aníbal das Neves Mateus; em Cambas, por José de Jesus Gaspar; em Álvaro, por António Lopes Lourenço; na Isna de Oleiros, por João António Gonçalves e na Madeirã, por António Garcia Fernandes.
Depois de entregues formalmente as listas candidatas aos diversos orgãos autárquicos do concelho de Oleiros no passado dia 5 de agosto e aceites pelo Tribunal no dia 13 de agosto, António Jorge disse que esta é a altura “de darmos a conhecer os cidadãos que constitutem as listas deste movimento cívico bem como os objetivos que norteiam o projeto”.
Aliás, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Oleiros nas autárquicas de setembro, explicou aos presentes que as candidaturas da Plataforma Mais Concelho de Oleiros foram confrontadas com “inúmeras reclamações” efetuadas pelo PSD.
Apesar disso, todas as candidaturas apresentadas pela plataforma independente foram aceites pelo Tribunal, o que para António Jorge constitui um “assinalável êxito”.
O candidato à presidência da Câmara Municipal de Oleiros deixou bem claro que todos aqueles que integram a plataforma já são conhecidos enquanto equipa e enquanto cidadãos de Oleiros.
“Sabem que nos constituímos como plataforma independente, fora de qualquer quadro partidário, porque acima de tudo estão as nossas gentes e as nossas terras, onde a maior parte de nós nasceu e que escolhemos para viver e trabalhar”, referiu António Jorge, acrescentando ainda que “formamos uma equipa sólida e coesa em que a principal linha de união entre todos é a grande paixão e o grande orgulho nestas terras”.
Deixando bem claro que os candidatos que integram a plataforma “não são políticos nem reféns de qualquer atividade política ou partidária”, António Jorge explicou aos presentes que há momentos na vida em que como cidadãos “devemos dar o melhor de nós à causa pública que “não é nem pode ser uma prerrogativa de ninguém”.
E desde logo sublinha que o ponto central desta candidatura são as pessoas que “são o maior ativo das nossas terras”.
O candidato à Câmara Municipal de Oleiros mostrou-se preocupado pelo facto de o concelho de Oleiros ter perdido mais de três mil habitantes nos últimos 12 anos e por isso mesmo disse que o futuro passa por criar condições para o regresso e para a fixação dos jovens que ainda residem em algumas localidades.
Deste modo, a plataforma independente Mais Concelho de Oleiros propõe-se atuar em diversas áreas no sentido de inverter a situação que se vive em Oleiros.
Ao nível económico, quer criar um gabinete de apoio ao investimento e uma incubadora de empresas em que o município irá disponibilizar todo o apoio à criação de novas empresas, os meios à sua instalação e com apoios especificos à criação de emprego.

Projeto para a Steiff
António Jorge propõe-se ainda criar um projeto de investimento na antiga Steiff e de dinamização do parque industrial.
Relativamente à floresta, aquela que considera ser a principal riqueza e recurso do concelho, quer promover a elaboração de um plano de ordenamento florestal municipal e apoiar o cadastro da propriedade rústica do concelho, promovendo ainda a certificação da fileira florestal em articulação com uma instituição de ensino superior e empresas de referência do concelho.
A plataforma independente propõe-se ainda na área na energia implementar o aproveitamento de energias renováveis nos equipamentos públicos concelhios, de modo a reduzir a fatura energética e no que diz respeito ao turismo, quer lançar um programa de promoção da paisagem do concelho e criar condições para que todas as freguesias disponham de empreendimentos de turismo rural ou turismo de habitação.
Em termos sociais, António Jorge quer articular o gabinete social do município com as diversas instituições de solidariedade social, criando aquilo que designa de “um estado social local” e ao nível da educação, promete todo o empenho em manter o ensino secundário em Oleiros, uma vez que se encontra em risco devido à falta de alunos.
Neste âmbito, propõe-se implementar medidas que permitam o repovoamento das escolas e a boa utilização dos equipamentos existentes, nomeadamente o parque desportivo e a residência para estudantes.
A implementação de uma política de apoio à natalidade faz parte do projeto da plataforma independente que se compromete a estabelecer um incentivo de cinco mil euros por cada nascimento de residentes na área do concelho, dinheiro esse que será entregue em senhas para consumo no comércio local de Oleiros.
Por último, na saúde António Jorge propõe-se implementar um programa de apoio de saúde domiciliário a estender a todas as aldeias, com reforço do quadro médico e de enfermagem do centro de saúde e em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oleiros.
“Pretendemos ainda que haja transferência de competências e responsabilidades do município para os autarcas das freguesias, valorizando a sua missão de primeira linha de identificação e resolução dos problemas locais”, refere.

20/08/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video