OLEIROS EM FESTA DE 7 A 11 DE AGOSTO
Feira do Pinhal mostra o melhor da Região
A XIII Feira do Pinhal de Oleiros decorre, entre os dias 7 e 11 de agosto, com a presença de mais de duas centenas de expositores provenientes de vários pontos do País, com destaque para o artesanato, a gastronomia, e todo uma vasto leque de produtos de atividades económicas.
O certamente que será inaugurado dia 7, às 18h30, pretende ser uma feira temática, como define José Marques, presidente da Câmara. “Considerando que o Pinhal representa um dos maiores valores da região, Oleiros estimula a sua preservação e faz deste evento um dos melhores meios promotores desta riqueza”, considera o autarca, recordando que o certame, que começou por ser uma feira de artesanato local, “rapidamente se tornou numa feira de atividades económicas, afirmando-se cada vez mais como um evento de capital importância no âmbito da dinamização sócio-económica da Região Centro. Este certamente representa também uma oportunidade única para todos os agentes económicos promoverem a sua imagem, marcas e produtos, reali- zarem negócios e consequentemente, contribuírem para o desenvolvimento da Região do Pinhal”, considera.
A Feira do Pinhal traça como meta a dinamização da fileira agroflorestal da Região; a revitalização do tecido empresarial do Concelho; a valorização dos recursos naturais, gastronómicos e culturais da Região, assim como o estímulo da sua preservação.
Por outro lado, o certame destina-se a promover a imagem de marca dos produtos locais e de todo o potencial turístico do Concelho. “Pretendemos, sobretudo, a divulgação e promoção de iniciativas e projetos de âmbito local, e aumentar a autoestima das gentes locais”, sublinha o edil, apelando para que “as pessoas, como vem sendo habitual ao longo das anteriores edições, visitem a Feira do Pinhal, na certeza de que regressarão às suas localidades, com a imagem de um certame de nível nacional, com um panóplia de expositores que irão demonstrar a sua atividade nas mais variadas vertentes”.
No palco do certame, atua no primeiro dia, à meia-noite, o artista Miguel Agostinho, natural do Concelho de Oleiros, e decorrerá um tributo aos ABBA, com Platinum ABBA. Dia 8, Toy será o principal cabeça de cartaz a nível musical, atuando cerca da meia-noite. No dia seguinte, dia 9, haverá um desfile de moda, intitulado Vestindo Tradições da chita ao sorrebeque. O teatro também estará presente, à uma hora da madrugada, com o grupo Teatro Aéreo Argentino Voalá Station.
Dia 10, no âmbito das Festas de Santa Margarida, para além da atuação do Grupo de Danças e Cantares do Gaio, de Orvalho, atua a Sociedade Filarmónica Oleirense, um dos ex-libris da vila. Segue-se em palco, a atuação da Banda FH5 e um tributo aos Pink Floyd.
No último da Feira, 11 de agosto, haverá pelas 17 horas, a Concentração das Fogaças, no Largo da Igreja, seguida de missa e procissão. Pelas 21 horas atuam no palco do certame, os artistas Miguel Agostinho e David Antunes & The Midnight Band, com um convidado especial. Na segunda-feira, 12 de agosto, Dia do Concelho, pelas 16 horas, será apresentado publicamente no auditório da Casa da Cultura, o livro O Foral Manuelino de Oleiros, de autoria de Leonel Lucas Azevedo. Pelas 19 horas, realiza-se a cerimónia da entrega da bandeira das Festas de Santa Margarida à futura Comissão. À noite atuam no recinto da Festa de Santa Margarida, a Banda Orquestra Royal e o grupo Expensive Soul.
No âmbito das Festas de Santa Margarida está também patente, até 31 de julho, uma exposição fotográfica intitulada Aves da Beira Baixa, da autoria de Joaquim Antunes.
O desporto motorizado também marcará presença através de uma demonstração de uma prova de perícia automóvel, marcada para dia 10 de agosto e um torneio de futsal.