São Vicente da Beira
GEGA promove exposição de presépios artesanais
O Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha (GEGA), com sede em São Vicente da Beira, vai expor o presépio de Isaura Maria e paralelamente uma exposição de presépios artesanais feitos por toda a comunidade de São Vicente da Beira
Exposto pela primeira vez em 1959, o presépio de Isaura Maria é composto por dezenas de figuras, todas elas feitas à mão e com tecidos usados no vestuário das gentes de então.
A particularidade que este presépio apresenta tem a ver com a riqueza de pormenores da forma de trajar em meados do século passado na região de São Vicente da Beira.
Em 2011, o presépio foi doado ao GEGA para cumprir o desejo da autora das figuras de que o seu trabalho pudesse ser preservado e mostrado.
Integrado no seu plano de actividades para o ano de 2014, o GEGA vai expor novamente o presépio e vai introduzir uma novidade que pretende um envolvimento de toda a comunidade.
Para isso, lançou o desafio à população para participar com um presépio da sua autoria ou que tenham em casa e de preferência que seja artesanal.
Esta ideia surgiu em conversas com Maria José Simão, que tem uma vasta colecção de presépios que vai ceder para esta exposição.