Novos equipamentos e novos espaços
Hospital de Castelo Branco compra novo TAC e ecógrafos
O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco vai comprar um novo aparelho para Tomografias Axiais Com- putorizadas (TAC) e um no-vo ecógrafo.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco refere que “o anterior TAC tem mais de 12 anos. Está a funcionar bem, mas torna-se obsoleto na substituição de peças, quando avaria”.
Vieira Pires explicou ainda que o concurso público para aquisição do novo TAC já foi lançado e que o novo aparelho, “nunca custará menos de 200 mil euros”.
Além do TAC, a ULS de Castelo Branco vai adquirir um novo ecógrafo para o serviço de radiologia, sendo que o existente irá ser colocado no serviço de Urgências.
“Estamos ainda em negociações para a aquisição de um ecógrafo para o serviço de Obstetrícia e de mais dois monitores para a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) e Medicina Interna”.
O serviço de Gastrenterologia vai também passar a ter duas salas técnicas, o que implica a aquisição de um colonoscópio, que será feito através da Liga dos Amigos do HAL.
Vieira Pires explica que a ULS de Castelo Branco entrou em 2014, “sem dívidas” e esta “é a altura própria para efetuar novos investimentos”.
O presidente da ULS de Castelo Branco sublinha ainda que um dos grandes objetivos destas novas aquisições é estimular os profis- sionais, referindo que “temos profissionais extraordinários e temos que ter equipamentos à altura”.