NO DIA 18 DE OUTUBRO
Centenário da Grande Guerra evocado na cidade
O Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes (NCBLC) e a Câmara de Castelo Branco organizam, dia 18 deste mês, as Cerimónias de Evocação do Centenário da Grande Guerra.
Rodrigues Alves, presidente do NCBLC, apelou à comunidade albicastrense para estar presente nas várias atividades do evento, nomeadamente a participação dos familiares dos 1.052 militares do Batalhão dos Beirões e também à comunidade educativa, em particular aos alunos e professores da disciplina de História, para marcarem presença, contribuindo assim para que de uma forma didática divulguem a História de Portugal.
Com a presença das forças militares dos três ramos das Forças Armadas, ou seja, Marinha, Exército e Força Aérea, as cerimónia iniciam-se às 11h15 junto ao Monumento dos Combatentes, na Praça Martin Afonso de Melo, nas imediações do antigo quartel do Batalhão de Caçadores 6 (BC6) e Regimento de Infantaria de Castelo Branco (RICB).
Pelas 11h25, terá lugar a Evocação do Centenário da I Grande Guerra, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores em homenagem aos mortos caídos em defesa da Pátria.
Posteriormente terá lugar a Prece Religiosa, proferida pelo padre Sanches, evocando os mortos, em particular os militares da Região, que participaram na guerra.
Pelas 11h40 decorre a leitura de uma mensagem do presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Chito Rodrigues, que será lida pelo presidente do Núcleo de Castelo Branco, coronel Rodrigues Alves, seguindo-se um breve discurso do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia. Após a leitura de uma mensagem do Comandante Supremo das Forças armadas, Aníbal Cavaco Silva, segue-se o descerramento de uma placa Evocativa do Centenário da I Grande Guerra.
Na parte da tarde, logo a seguir ao almoço no restaurante Kalifa, será apresentado na Biblioteca Municipal, o livro sobre a participação dos Portugueses na I Grande Guerra e em particular, o Batalhão de Infantaria 21 – o Batalhão dos Beirões.
Por último, haverá uma conferência dirigida pelo orador tenente-coronel António Lopes Pires Nunes e uma exposição de painéis alusivos à efeméride, que poderá incluir outros artigos.
Luís Correia, presidente da edilidade albicastrense, destacou a importância para a cidade das comemorações, apelando à participação dos munícipes.
JMA