19 março 2014

departamento federativo do distrito de Castelo branco
Mulheres Socialistas distinguem instituições, mulheres e homens

O Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Castelo Branco, em colaboração com a Concelhia da Covilhã e a Federação do Distrito de Castelo Branco do Partido Socialista (PS) homenageou, sábado, mulheres e instituições que se destacaram na área social, pretendendo assim associar o Dia Internacional da Mulher que se comemorou dia 8 deste mês, ao  dia Mundial do Serviço Social que foi assinalado ontem, terça-feira.
Na cerimónia, que decorreu na Associação de Socorros Mútuos da Covilhã, foram distinguidas nove instituições, sendo homenageadas mulheres e homens.
Assim, na área do envelhecimento ativo foi distinguido o Centro Social e Cultural de Santo Aleixo, de Unhais da Serra, sendo homenageada Maria Jeni Soeiro; a Academia Sénior da Covilhã, Maria Ascensão Simões, Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), Arnaldo Brás. Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho da Covilhã – Mª Helena Barreiros; a Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense, Isabel Mineiro Fazendeiro e Carlos Casteleiro (presidente).
A Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE), Maria Graça Frade, foi distinguida na área da proteção na infância. No que respeita à proteção na deficiência mental e multideficiência foi distinguida a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental  (APPACDM) de Castelo Branco, Maria Lurdes Pombo.
Na área da proteção aos mais carenciados foi distinguida a Conferência São Vicente Paulo da Covilhã, Maria Odete Nunes; e a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, Fátima Santos.
Do decorrer da cerimónia a presidente Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Castelo Branco, Hortense Martins, recordou que “como é já do conhecimento de todos, temos vindo a lembrar o Dia Internacional da Mulher, para realçar o trabalho e a intervenção de mulheres e instituições em vários campos que consideramos relevantes”. Acrescentando que “é nosso objetivo, contribuir assim para aumentar a notoriedade das mulheres e estas iniciativas são também um instrumento, ao destacar e reconhecer o trabalho desenvolvido em diferentes áreas”.
Hortense Martins explicou ainda que este ano o Departamento “escolheu a área social associando a esta iniciativa as comemorações do Dia Mundial do Serviço Social, que se comemora no próximo dia 18, relevando o trabalho extraordinário desenvolvido por estas mulheres e instituições hoje aqui distinguidas na área social”.
De referir, ainda, que a cerimónia contou com a presença do presidente da Concelhia do PS da Covilhã, Carlos Martins, e do presidente da Federação, Joaquim Morão, bem como do presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, do vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Arnaldo Brás, da vice-presidente da Câmara de Penamacor, Ilidia Cruchinho, e dos vereadores António Manuel, de Belmonte, José Soares, de Idanha, Ana Sofia, de Vila de Rei; Teresa Martins e Maria José Batista, de Castelo Branco.
A cerimónia contou ainda com um momento musical, com a atuação do Grupo de Cantares A Lã e a Neve, do Concelho da Covilhã, e do Grupo de Adufeiras da USALBI, do Concelho de Castelo Branco.

19/03/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video