24 dezembro 2014

Por paixão de duas irmãs à micologia
DaXica produz cogumelos biológicos

Cogumelos Daxica 13A paixão pelo mundo da micologia levou as irmãs Tânia e Sónia Martins a avançar com um projeto de produção de cogumelos Shiitake.
Uma paixão que tem contornos empresariais, mas que para Tânia e Sónia Martins, com formação em Engenharia Civil e em Gestão, respetivamente, vai mais além, uma vez que o seu objetivo é desmistificar o consumo de cogumelos e dar a conhecer as suas características e vantagens.
Tudo começou em 2012, quando nasceu a empresa Tânia & Sónia Jorge Martins e foi elaborada e apresentada uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (Proder). Candidatura que foi aprovada, levando a que a verba pública seja de 102 mil euros, para um investimento que, no total, ascende a 190 mil euros.
Já este ano o projeto ganhou forma física, com a conclusão da estufa, que se localiza na Cruz da Légua, em Benquerenças.
Com a infraestrutura a funcionar, foram então inoculados os troncos e colocados na estufa, para incubação, com os primeiros resultados, ou seja, os primeiros cogumelos a nascerem no final do verão.
Começou então uma nova fase, que passou por criar uma marca e uma identidade.
Surgiu assim o nome DaXica, com as duas sócias a explicarem que “a Xica representa todas as mulheres atuais: jovens de espírito e maduras de alma. Representa a mulher mãe, trabalhadora, lutadora, independente, curiosa, viajante. A Xica que ama apaixonadamente a vida, os filhos, a família, a carreira, porque todos estes elementos se complementam”, sublinhando ainda que “a Xica é uma homenagem a todas as mulheres que se reveem nela e também aos companheiros que as apoiam e as amam”.

Cogumelos biológicos premium
Tânia e Sónia Martins revelam que a escolha do cogumelo produzido, o Shiitake, nas estirpes Koshin e Donko, surgiu, porque “é o cogumelo que gostamos”, tratando-se de uma variedade originária da Ásia e conhecido na China e no Japão como o cogumelo perfumado ou flor, devido ao seu perfume delicado.
Com um sabor macio, robusto e denso, o Shiitake, como resultado das suas propriedades, também é conhecido como alimento da longevidade, tanto mais que nutricionalmente é classificado como um superalimento, sendo realçado, por exemplo, que consumir quatro colheres de sopa de Shiitake equivale a comer um bife pequeno de carne vermelha, mas com menos calorias.
O processo de produção dos cogumelos DaXica começa com a receção e seleção dos troncos de carvalho e eucalipto, nos quais são semeadas as sementes dos cogumelos, mediante a utilização de cavilhas ou spawn.
Depois tem lugar a incubação, durante um período médio de seis meses, em que é importante manter um nível adequado de temperatura.
O passo seguinte é a indução da frutificação, através de choque térmico, com rega ou imersão dos troncos em água, e o choque mecânico, mediante a aplicação de pancadas nos troncos.
Passados entre cinco e oito dias o cogumelo está pronto para a colheita, preparação, embalamento e consumo.
Tudo isto, num processo em que são utilizados métodos tradicionais, sem recurso a quaisquer substâncias químicas. Ou seja, um processo totalmente natural, de agricultura biológica certificada, dando origem a cogumelos de qualidade Premium.

Produção de 150 quilos por semana
Quando for atingida a velocidade de cruzeiro a DaXica tem atualmente uma capacidade de produção de 150 quilos de cogumelos, nos 1.050 metros quadrados da estufa, que tem características construtivas particulares, de modo a manter o ambiente térmico e níveis de humidade ideais para o cogumelo Shiitake.
Estufa a que se junta uma área de armazenagem, onde está instalado o equipamento de refrigeração e onde se procede à preparação e embalamento do cogumelo. Isto, enquanto no exterior se localiza uma zona de receção e tratamento dos troncos, incluindo um espaço para se fazer a sua inoculação.
Para já o funcionamento é assegurado pelas duas sócias, mas é adiantado que no próximo mês de janeiro será criado um posto de trabalho.
A DaXica tem para dispo-nibilizar aos clientes três produtos que são os cogumelos Shiitake, os cogumelos Shiitake secos e a farinha de Shiitake.
Os cogumelos frescos DaXica podem ser comprados todas as segundas-feiras e sábados, no Mercado Municipal de Castelo Branco (Praça), ou na loja on-line à qual se pode aceder em www.daxica.com, sendo que aí também se podem encontrar outros produtos como o cogumelo Shiitake desidratado inteiro ou lamelado e a farinha de Shiitake.
No site, para além da loja on-line, também pode encontrar diversas curiosidades e factos sobre o cogumelo Shiitake, receitas, acompanhar as principais ações DaXica e conhecer os seus parceiros e certificações, o mesmo acontecendo em www.facebo ok.com/DaXicacogumelos.

António Tavares

24/12/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video