Assembleia aprovou orçamento e plano de atividades para 2015
Comunidade da Beira Baixa com orçamento de cerca de 1,3 milhões de euros
A Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) aprovou na passada segunda-feira, por unanimidade, as Opções do Plano e Orçamento para 2015, no valor de 1,3 milhões de euros.
O Plano de Atividades e Orçamento (PAO) da CIMBB para 2015, tem uma dotação de 1,3 milhões de euros, sendo que 743 mil euros são do projeto Beira Baixa - Terras de Excelência.
Os restantes 595 mil euros do orçamento, vêm das quotizações dos seis municípios que a integram (350 mil euros), do Orçamento do Estado (130 mil euros) e o restante de serviços prestados à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
«O orçamento de 1,3 milhões de euros é à dimensão da comunidade, que tem apenas seis municípios e que só tem um com alguma dimensão que é Castelo Branco», explicou o secretário executivo da CIMBB, Joaquim Morão.
«Metade do orçamento é para esse projeto (Beira Baixa-Terras de Excelência) e o restante é para despesas correntes», referiu Joaquim Morão.
Contudo, o secretário executivo da CIMBB sublinhou que « a situação poderá ser alterada com o novo ciclo de fundos comunitários que aí vêm e que poderá reforçar significativamente a CIMBB».
Segundo Joaquim Morão, a grande prioridade da CIMBB passa por se posicionar para o próximo quadro comunitário de apoio 2014/2020.
A Assembleia da CIMBB votou só esta segunda-feira o PAO, depois de ter sido adiada uma reunião no passado dia 22 de dezembro, devido a um problema informático, que impediu os deputados de receberem a documentação sobre os documentos em discussão. A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.