Recriar o espírito Natalício
Oledo mostra músicas e tradições de Natal
O festival Músicas e Tradições de Natal encheu de cor, alegria e animação a aldeia de Oledo, no Concelho de Idanha-a-Nova, durante o fim de semana de 20 e 21 deste mês.
Um dos pri9ncipais objetivos da iniciativa foi recriar o mais genuíno espírito natalício, apoiar os produtores e comerciantes locais e proporcionar momentos de magia a toda a população.
O festival foi organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Oledo que garantiram já a continuidade do certame.
Para o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, este é “um festival para desenvolver e afirmar de forma sustentada”, lembrando que “nas freguesias do Concelho de Idanha-a-Nova e no Portugal do mundo rural, em geral, temos um Natal aconchegante, em que as famílias e os amigos se encontram”.
Armindo Jacinto deixou ainda uma palavra para os produtores e artesãos presentes no evento, enaltecendo a forma como representam Idanha-a-Nova com os seus produtos de excelência “não só nos festivais regionais, mas também a nível nacional e internacional”.
O presidente da Junta de Freguesia de Oledo, Joaquim Laranjo, sublinhou o sucesso do festival e mostrou-se satisfeito com a sua continuidade.
O ambiente que se viveu no recinto do Músicas e Tradições de Natal presenteou pequenos e graúdos com momentos de magia e alegria. Merecem destaque o presépio preparado pela população, o Presépio ao Vivo produzido pela companhia de teatro Viv’Arte, a animação de rua proporcionada pela Casinha do Pai Natal do ator Marlon Fortes, as arruadas dos grupos de gaitas de foles e percussão e a degustação de iguarias da época.
A oferta musical e cultural foi um dos atrativos do festival. Entre outros espetáculos, as atenções recaíram sobre a peça de teatro Circo das Mil Maravilhas da Viv’Arte, o Concerto de Natal do Orfeão de Castelo Branco e a estreia do espetáculo natalício da Filarmónica Idanhense com o Coro Notas Soltas intitulado Natal em Canções.