COM A ATENÇÃO CENTRADA NO MAIOR MADEIRO DE PORTUGAL
Penamacor Vila Madeiro
Em Penamacor, a partir de sábado, não vai faltar animação, com a iniciativa Penamacor Vila Madeiro, dinamizada pela Câmara, “dentro do mais completo respeito pela tradição e em concordância e estreita colaboração com a Malta de 94”.
Uma vez que “o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do País”, a partir do momento que “alcançou um destaque inigualável, mercê de um salutar bairrismo gerado entre a malta do ano e da cumplicidade, apoio e carinho de familiares, população e instituições da vila”, a Câmara decidiu, este ano, avançar com o Penamacor Vila Madeiro, “ciente da mais-valia que um tal património pode representar em termos de animação e desenvolvimento local”.
Assim, a iniciativa conta com dois momentos distintos. Um que tem lugar sábado, domingo e segunda-feira, enquanto o segundo decorrerá dias 20, 23 e 24 deste mês.
O programa começa sábado, às 10 horas, com a abertura do Mercado de Natal, no Jardim da República e nas ruas do centro da vila, para o qual os artesãos e produtores locais foram convidados a apresentar as suas melhores sugestões para as prendas de Natal.
Também sábado, mas às 14 horas, será inaugurado o Penamacor Vila Madeiro, sendo que nesse dia a animação de rua é assegurada pelos Bombos do Ladoeiro e pelos Pedra e Racha.
Domingo, o Mercado de Natal abre às 10 horas e a partir das 14 horas, há animação de rua com os grupos Pifaradas e Gaitadas, Grupo de Sopro Estrelas da Gardunha e pelos Beirões das Concertinas.
Já a partir das 21 horas, no recinto de Nossa Senhora do Incenso, há animação musical com os Pifaradas e Gaitadas, Beirões das Concertinas, grupos de cantares tradicionais e uma tuna académica.
Segunda-feira o Mercado de Natal abre novamente às 10 horas e a partir das 11h30 há animação de rua, com o Grupo de Bombos dos Três Povos.
Para as 13 horas está marcado o desfile do madeiro até ao adro da Igreja, onde será descarregado, acompanhado de animação musical pela Orquestra do Pai Natal e o Grupo de Bombos do Três Povos.
Na Biblioteca Municipal, a partir das 16 horas, realiza-se um workshop de gastronomia natalícia, orientado pela chefe Cristina Manso.
A partir das 19 horas realiza-se o concurso do melhor bolo e licor de mel das Terras do Lince, sendo que as inscrições e o regulamento estão disponíveis em www.cm-pena macor.pt.
Depois, dia 20 deste mês, a Casa do Povo recebe, a partir das 22 horas, o Baile do Madeiro da Malta de 94, que conta com a atuação da banda Só Hoje.
Já no dia 23, às 10 horas, volta a abrir o Mercado de Natal, com a tarde e a noite a contarem com animação de rua pelos grupos Tok’Avakalhar e Associação de Bombo Cultura e Lazer de S. Sebastião do Barco.
Às 24 horas, como manda a tradição, será ateado o Madeiro de Penamacor.
Dia 24 o Mercado de Natal volta a abrir às 10 horas, mantendo-se em funcionamento até às 19 horas, sendo que durante a parte da tarde haverá animação com os Tocadores de Concertina de Castelo Branco.
Neste período, no entanto, há outras iniciativas a considerar. No edifício dos Paços do Concelho está patente, até dia 6 de janeiro do próximo ano, uma exposição de presépios solidários. Até ao último dia deste ano, está a decorrer na Biblioteca Municipal uma feira do livro.
Domingo, a partir das 15 horas, na Casa do Povo, realiza-se a matiné dançante Os reis do baile. Dia 14 deste mês, às 16 horas, na Igreja Matriz, tem lugar o Concerto de Natal, pelo Coro e Orquestra da Academia de Música e Dança do fundão – Pólo de Penamacor.
A música está de regresso dia 6 de janeiro do próximo ano, às 16 horas, também na Igreja Matriz, com o Concerto de Reis, pelo Orfeão de Castelo Branco.