9 abril 2014

Dois fins de semana
Festival do Cabrito Estonado e do Maranho

O Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho decorre pelo sexto ano consecutivo, nos dias 12, 13, 19 e 20 deste mês, em sete restaurantes aderentes do concelho de Oleiros,
O evento dá especial destaque a duas especialidades confecionadas à base de carne de caprinos, sendo uma delas exclusiva de Oleiros e considerada por muitos chefs como “uma coisa do outro mundo”.
Trata-se de um cabrito assado em forno de lenha com a pele, o qual é “estonado” e não “esfolado”.
Já o maranho, por seu lado, faz parte do cardápio da Zona do Pinhal, sendo uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos e alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de ervas aromáticas, sobretudo hortelã.
Esta é uma iniciativa que vai já na sua sexta edição e que tem como principal objetivo promover dois produtos endógenos de grande qualidade, dar maior visibilidade à fileira da caprinicultura, dinamizar os fluxos de visitantes ao território e coordenar uma oferta que se pretende regular, mantendo elevados índices de qualidade.
Neste sentido, para uma perfeita degustação de cabrito estonado, os restaurantes sugerem que efetue marcação prévia, de forma a poder apreciá-lo a sair do forno, com a pele bastante estaladiça e a carne suculenta.
Para participar, basta contactar e dirigir-se a qualquer um dos sete estabelecimentos participantes, situados no Concelho de Oleiros: Callum (272 680010), Casa Peixoto (272 682250), Ideal (272682350), Maria Pinha (965586477), Prontinho (272682338), Regional (272682309) e Slide – Ponte de Cambas (965720287).

Jornadas do Callum
No âmbito do 6º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o vinho Callum vai estar em destaque no primeiro fim-de-semana, com a realização de umas jornadas técnicas, no sábado à tarde, e um passeio pedestre promovido pela associação Pinhal Total, no domingo de manhã.
Este evento integra assim o Festival Gastronómico e tem como mote a citação do professor Virgílio Loureiro: “qualquer vinho, sem defeitos de prova, é bom se for degustado com a comida adequada”, em alusão ao facto de o vinho oleirense ser o acompanhante de excelência do cabrito estonado.
No dia 12, sábado, pelas 14h30, tanto a casta Callum, como o vinho a que esta dá origem, vão estar em destaque nas jornadas que irão reunir os maiores especialistas da matéria.
A ação é promovida pelo município de Oleiros, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e com o apoio do Instituto Superior de Agronomia, Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, Associação dos Vinhos Históricos de Portugal e Naturtejo.
Pretende-se acima de tudo sensibilizar os produtores locais para uma produção com maior volume e qualidade uniforme.
O programa das jornadas é bastante abrangente e contempla temas relacionados com a casta, as tecnologias utilizadas no fabrico do vinho, a caracterização da produção no Concelho, o património vitivinícola, o marketing territorial e a estratégia de branding para o vinho Callum.

09/04/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video