19 de agosto de 2015

PDM de Vila Velha de Ródão aprovado por unanimidade
Luís Pereira diz que é um salto qualitativo para o Concelho

Rodao Luis Pereira 01O Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha de Ródão foi aprovado, por unanimidade, em Assembleia Municipal, facto que o presidente do município considera um voltar de página e um salto qualitativo para o desenvolvimento do Concelho.
“Para nós é um voltar de página, porque o anterior PDM era de primeira geração e tinha uma cartografia desatualizada e impunha muitas restrições ao nível da construção e da gestão dos espaços”, referiu o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Passados 11 anos após o início do processo, o PDM de Vila Velha de Ródão está finalmente aprovado e apresenta uma cartografia atualizada e corrige todos os problemas que foram identificados no anterior documento.
“Foi um salto qualitativo muito importante e neste momento temos um instrumento de gestão do território que nos permite dar resposta aquilo que identificamos como sendo as prioridades de desenvolvimento do Concelho”, adiantou.
A revisão do PDM de Vila Velha de Ródão iniciou-se em 2004. Pelo meio, em 2008, houve alterações legislativas que vieram emperrar o processo e que implicaram praticamente voltar ao ponto de partida.
Luís Pereira explicou que a empresa que na altura estava a fazer a revisão do PDM desistiu e teve que ser a Câmara de Vila Velha de Ródão, através dos seus técnicos, a retomar todo o trabalho.
“Foi um desafio muito grande. Enquanto autarca e já lá vão 12 anos (10 como vice-presidente e dois como presidente), este foi dos maiores desafios e o mais difícil que já tive”, afirmou.
Para o presidente do município de Vila Velha de Ródão, os processos de revisão dos PDM, “são ainda um bom exemplo daquilo que há a fazer para combater a burocracia no Estado”.
“Não se compreende que um processo desta importância para o desenvolvimento dos concelhos tenha uma complexidade tal que demore estes anos todos a concretizar. Isto tem que ser revisto, porque é pura e simplesmente impensável perder tanto tempo com um processo de tamanha importância para as pessoas e para o seu desenvolvimento”, concluiu.

20/08/2015
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video