Transferência de competências vai à Assembleia Municipal de Castelo Branco
Câmara pronta a assumir a gestão do Museu Francisco Tavares Proença Júnior
A Câmara de Castelo Branco está pronta para assumir a gestão do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, sendo que o assunto vai ser levado à Assembleia Municipal na sessão extraordinária de segunda-feira.
“Vou levar o assunto, na próxima semana, à Assembleia Municipal de Castelo Branco. Trata-se de uma transferência de competências da tutela para a Câmara”, confirmou o presidente do município de Castelo Branco, Luís Correia.
O acordo, que estava a ser negociado entre a Câmara de Castelo Branco e o Governo, ficou concluído sexta-feira e prevê que a gestão do Museu Francisco Tavares Proença Júnior passe da Direção Regional de Cultura do Centro para a autarquia.
Luís Correia explica que este processo de transferência de competências irá permitir que o Museu Francisco Tavares Proença Júnior seja integrado na mesma gestão e rede dos restantes museus da cidade e do Concelho de Castelo Branco.
Segundo o autarca, “a aposta que o município tem feito e está a desenvolver no setor da cultura, sai reforçada”.
O processo de transferência de competências prevê a integração de todos os funcionários do Museu no quadro de pessoal do município albicastrense.
Luís Correia adiantou ainda que não vai haver reforço de verbas, mas sublinha que, “as que são hoje necessárias, irão manter-se”, sendo transferidas da tutela para a autarquia.