Em parceria com a Embraer
ISQ desenvolve projeto de aeroestruturas
O grupo português ISQ está a participar no desenvolvimento de aeroestruturas em materiais compósitos, projeto esse que decorre no laboratório de Castelo Branco.
“O projeto está centralizado nas instalações do ISQ, em Castelo Branco, e consiste na realização de uma série de ensaios estáticos, dinâmicos e de impacto na aero-estrutura, na inspeção de materiais, utilizando técnicas avançadas de inspeção não destrutiva e na realização de campanhas preliminares de ensaios mecânicos e de impacto”, refere o ISQ, em comunicado.
O projeto, uma parceria com a Embraer, é apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE), no âmbito do QREN.
O objetivo é a investigação e ensaios em solo de uma aeroestrutura de grandes dimensões, que vai permitir à Embraer incrementar o seu conhecimento na utilização de materiais compósitos nes- te tipo de estruturas.
“Trata-se de uma campanha de ensaios cuja duração é de, aproximadamente, um ano, que inclui ensaios de impacto em provetes, para investigação e calibração do ensaio na aeroestrutura”, lê-se no documento.
Esta atividade envolve diversas competências do ISQ, nomeadamente, de engenharia, ensaios aeroespaciais, instrumentação, ensaios mecânicos, ensaios não destrutivos, estruturas metálicas, soldadura, metrologia e gestão de projeto.
Carlos Castela