Evento decorre no fim de semana
Sobreira Formosa recria atividades tradicionais com Feira de Outono
A Freguesia de Sobreira Formosa, em Proença-a-Nova, realiza sábado e domingo a Feira de Outono.
A iniciativa pretende recuperar alguns costumes vividos há décadas pelos habitantes do Concelho de Proença-a-Nova, onde o mês de setembro se apresentava de grande azáfama, com as derradeiras colheitas antes da chegada do inverno.
E, para recriar esses tempos idos, o evento vai recriar uma desfolhada de milho e também o pisar das uvas, iniciativas que vão decorrer sábado, a partir das 16 horas, em Sobreira Formosa.
Neste dia será também abordada outra atividade praticamente em desuso, mas que era frequente em todas as localidades do Concelho: o cultivo e tratamento do linho.
Isilda Martins, que dá nome ao museu que mantém a memória desses tempos, apresenta o livro e um do-cumentário dedicado ao ciclo do linho.
Domingo, o destaque vai para o passeio pedestre que percorrerá campos olivícolas vinhais e milheirais, de diversas localidades do Concelho.
Os interessados em participar nesta caminhada podem efetuar a sua inscrição no Posto de Turismo de Proença-a-Nova ou diretamente na página da Câmara.
A tarde de domingo trará ainda um concerto em que a viola beiroa, um instrumento típico da Beira Baixa, com mais de 500 anos de história, estará em destaque pela Orquestra Viola Beiroa.
O espetáculo, que decorre a partir das 16h30, conta ainda com a atuação de Fernando Deghi, figura maior da viola caipira no Brasil, que trará outras sonoridades ao Edifício dos Fortes e Baterias.
A Feira de Outono termina com um lanche solidário em que o valor recolhido reverte a favor da Caritas Paroquial de Sobreira Formosa.