Idanha-a-Nova
Circuito Turístico Por Terras Raianas apresentado em Madrid
A Câmara de Idanha-a-Nova participou numa ação de promoção do projeto de cooperação transfronteiriça Circuito Turístico Por Terras Raianas, que decorreu quinta-feira, durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR).
O projeto une 12 localidades históricas, cinco portuguesas e sete espanholas, localizadas junto à fronteira, e tem como objetivo colaborar na promoção e conservação do seu património edificado e natural, gerar riqueza e desenvolvimento sustentável.
Nesta ação, em que o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, foi o único autarca português presente, foram apresentados os recursos naturais, históricos, culturais e gastronómicos destes territórios, sob o tema Destino Turístico Inteligente.
A apresentação realizou-se no stand do Governo de Extremadura e o momento serviu ainda para apresentar publicamente o portal de Internet do Circuito Turístico Por Terras Raianas e uma nova aplicação para telemóvel que facilita a interpretação cultural e natural da região.
Este projeto é apresentado como um bom exemplo de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, à semelhança do que tem acon- tecido com a Feira Raiana, organizada alternadamente em Idanha-a-Nova e Moraleja, e que este ano se realizará na localidade portuguesa.
Refira-se que os municípios portugueses que integram o Circuito são Idanha-a-Nova, Marvão, Castelo de Vide, Campo Maior e Estremoz e da parte de Espanha são Coria, Alcántara, Valencia de Alcántara, Olivenza, Alburquerque, Barcarrota e Jerez de los Caballeros.