10 de fevereiro de 2016

PROTOCOLO ASSINADO COM A ORDEM DOS ARQUITETOS
Câmara gere acervo do arquiteto José Dias Pires Branco

A Câmara de Castelo Branco vai passar a gerir o acervo do arquiteto José Dias Pires Branco, na sequência de um protocolo assinado dia 28 de janeiro, com a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos.
O acervo tinha sido cedido pelo arquiteto à Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos e é constituído, fundamentalmente, por projetos de arquitetura, desenhos e memórias descritivas de edifícios e equipamentos públicos e privados do Distrito de Castelo Branco.
Acervo esse que agora passa para responsabilidade da autarquia, com a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos a realçar que “o Município de Castelo Branco que tem vindo a realizar um importante trabalho na área do património documental e bibliográfico sobre a história da cidade, do Concelho e do Distrito nas múltiplas dimensões que enformam a vida em sociedade, o qual tem vindo a ser objeto de tratamento, catalogação, classificação e descrição com vista à sua consulta por parte de investigadores e comunidade em geral”.
O protocolo assinado também define a “cooperação em programas de formação para os arquitetos que ingressam nas autarquias; apoiar a integração de arquitetos estagiários; facilitar o acesso à formação contínua dos arquitetos municipais; e incentivar o recurso à encomenda pública de projetos e obras”.
No âmbito do protocolo a Câmara fica obrigada à dotação dos quadros de pessoal de arquitetos, com a situação de inscrição em vigor e regularizada para a prática dos atos próprios da profissão, bem como o acolhimento de arquitetos estagiários. Fica igualmente contemplada a promoção de ações de formação contínua ao corpo de arquitetos municipais e o recurso à encomenda pública de projetos e obras.
Por outro lado as duas partes preveem também “colaborar no lançamento de prémios municipais de arquitetura e em processos de classificação de imóveis e sensibilizar os arquitetos municipais para os processos de agilização de procedimentos”.
A cerimónia de assinatura do protocolo foi ainda aproveitada pela Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos apresentar a sua representante em Castelo Branco, a arquiteta Maria Esmeralda Mendes.

10/02/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video