17 de agosto de 2016

CLUBE DE ESTRASBURGO REUNIU NAS TERMAS DE MONFORTINHO
Vilas e cidades europeias apontam novos caminhos para a Europa

Cerca de 25 representantes de vilas e cidades europeias reuniram, na passada sexta-feira, nas Termas de Monfortinho, num encontro da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, presidida por Idanha-a-Nova.
Na declaração conjunta emitida após o encontro, os autarcas anunciaram: “Os representantes das cidades europeias reunidas nas termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, Portugal, lançam um apelo aos dirigentes europeus para que tenham em conta o papel das cidades no desenvolvimento do projeto europeu”.
A declaração foi lida por Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e, também, da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo.
“Os membros da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, que reúne 66 vilas e cidades europeias, consideram que a construção europeia deve ser feita a par com os cidadãos e com os poderes locais instituídos, e deveriam estes servir de ligação entre Bruxelas e os cidadãos”, afirmou o autarca.
Neste encontro, autarcas europeus e dirigentes políticos, incluindo a eurodeputada Ana Gomes, manifestaram também preocupação com a saída do Reino Unido da União Europeia.
A declaração tem como destino a Cimeira a 27 a realizar em Bratislava (Eslováquia), no dia 15 de setembro, onde vão estar reunidos chefes de Estado e de Governo para debater o futuro da União Europeia.
Idanha-a-Nova, que desde 2015 preside à Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, foi o município escolhido para receber este encontro que, no plano cultural, debateu o papel das indústrias criativas no desenvolvimento económico sustentável.
No final de conferência, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a aldeia histórica de Idanha-a-Velha e o Boom Festival, exemplo de sucesso nas indústrias criativas, com sede em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.

17/08/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video