8 de junho de 2016

COM A CULTURA EM DESTAQUE
Penamacor comemora Dia do Concelho

O Dia do Concelho de Penamacor foi assinalado na passada quarta-feira, dia 1 de junho.
O programa comemorativo teve início às 10 horas, com a inauguração, no Museu Municipal, da exposição Carta Arqueológica do Concelho de Penamacor, que estará patente durante dois anos. Refira-se que a mostra resulta de duas circunstâncias que de algum modo se interligam. A primeira prende-se com o facto de recentemente a arqueóloga Sara Ferro ter concluído a Carta Arqueológica do Concelho. A segunda relaciona-se com o auto de entrega de bens arqueológicos ao Museu Municipal por parte do arqueólogo José Cristóvão. Bens que foram recolhidos no decurso de prospeções efetuadas por José Cristóvão, quer no âmbito de trabalhos académicos ainda do período da sua formação universitária, quer de explorações mais recentes, já com a intenção clara e específica de dotar o Concelho de um inventário de sítios arqueológicos.
A exposição propriamente dita segue de perto o relatório produzido por Sara Ferro e procura dar uma panorâmica geral da presença humana do território que hoje integra o Concelho de Penamacor desde tempos pré-históricos até há poucos séculos.
Segundo Joaquim Nabais, autor do projeto da exposição, optou-se por uma narrativa tão linear quanto possível, apoiada na ilustração e em objetos chave, presenciais ou representados, de modo a tornar percetíveis  a evolução histórica e as transformações materiais, sociais e culturais operadas no território ao longo dos últimos milénios.
Outro momento marcante das comemorações do Dia do Concelho, consistiu na sessão solene evocativa do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, que há mais de 60 anos projetou a Igreja de Águas, um marco incontornável da modernização da arquitetura religiosa em Portugal.
Na sessão foi apresentada uma brochura sobre a Igreja de Águas, resultante de um trabalho dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, sob a direção do professor de História da Cultura e das Artes, António Canoso.
Na presença de Irene Buarque e de Luísa Teotónio Pereira, mulher e filha do homenageado, respetivamente, bem como do arquiteto Victor Mestre que era amigo e colaborador, Nuno Teotónio Pereira foi elogiado como cidadão e artista, ficando a cerimónia ainda marcada pelo facto da família de Nuno Teotónio Pereira ter oferecido à Câmara de Penamacor a maqueta do crucifixo de Jorge Vieira projetado para a Igreja de Águas.

08/06/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video