CCV da Floresta realiza Passeio Micológico da primavera
O Centro de Ciência Viva da Floresta organizou um passeio micológico de primavera, com o objetivo dos participantes conhecerem in loco algumas das variedades de cogumelos que frutificam nesta época do ano.
Conduzidos por Gravito Henriques, os participantes tiveram a oportunidade de observar e colher algumas das variedades características da época, umas comestíveis outras não comestíveis ou mesmo tóxicas.
O passeio permitiu conhecer, comparar e distinguir as diversas variedades em estágios de desenvolvimento diferentes, sendo que este conhecimento é fundamental para evitar acidentes e aproveitar ao máximo as potencialidades do ponto de vista gastronómico, turístico e económico que os cogumelos silvestres representam na região e aos quais não é dado o devido valor, mas que outros de forma silenciosa vão aproveitando.
A espécie mais significativa encontrada foi o amanita ponderosa, mais conhecido por tortulho da primavera. Um cogumelo bom, comestível, muito apreciado e com valor comercial significativo, muito procurado nesta época para consumo e venda por apanhadores amadores e profissionais que os comercializam para empresas da especialidade.
Segundo é adiantado, “no campo pudemos constatar os efeitos negativos dessa coleta agressiva, que nem sempre cumprem as regras de proteção vegetativa adequadas”.
O passeio também teve como objetivo, salientar os cuidados do ponto de vista da proteção e preservação da natureza em geral e dos cogumelos em particular, que devem ser observados “quando das nossas incursões no campo. Infelizmente pudemos observar nos locais que visitamos a falta de respeito pelo ambiente e pela propriedade privada e pública pela quantidade de lixo e resíduos de embalagens e de outros materiais poluentes que encontramos, este tipo de comportamento incorreto e ilegal tem que ser alterado, quer de forma pedagógica, quer pela ação fiscalizadora das autoridades”.
O almoço consistiu numa prova de pratos que incorporam cogumelos silvestres confecionados pelo chefe Adelino Cardoso.
Na parte da tarde Gravito Henriques realizou uma apresentação teórico-prática sobre os cogumelos coletados e outras variedades desta época, respondendo e esclarecendo os participantes sobre dúvidas e questões levantadas.
De acrescentar, ainda, que dia 29 deste mês, o Centro de Ciência Viva da Floresta realiza a oficina Enologia da uva à garrafa, na qual serão abordados os cuidados a ter ao longo do ciclo da videira, os cuidados a ter na adega, conselhos e boas práticas de higiene, acompanhamento de fermentação, entre outros. Haverá ainda uma prova de vinhos, para despertar os sentidos e descobrir as características dos vinhos de algumas regiões do País.