EM PROENÇA-A-NOVA
Festival do Azeite e Fumeiro promove sabores tradicionais
Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, recebe, sábado e domingo, o XV Festival do Azeite e Fumeiro, que tem como palco o Complexo de Lagares de Proença-a-Velha.
Assim, durante dois dias haverá diversão para toda a família. Desde provas de azeite a demonstrações da produção de enchido tradicional, animação infantil e feira de produtos regionais, tasquinhas e restaurantes.
O programa começa sábado, às 10h30, com a abertura do certame e com uma arruada com o grupo de concertinas da Associação da Carapalha, isto, embora, a abertura oficial esteja marcada para as 15 horas.
A partir das 15h30, sobem ao palco o Grupo de Cavaquinhos de Penha Garcia, o Rancho Folclórico da ACDL do Ladoeiro e o Rancho Folclórico As Costureirinhas de Cavernães, de Viseu.
Às 18h30 atua o grupo de música popular portuguesa Fora de Horas e realizam-se os jogos de Entrudo Modas e Adufes.
A música regressa às 20 horas, na Sala das Varas, com uma noite de fados, com as atuações de Sara Paixão, Rui Aziago e Salomé Silveira.
Domingo, o programa começa às oito horas, com o passeio BTT XV Rota do Azeite.
O certame abre portas às 10h30, com uma arruada com o grupo Corna Lusa, animação de rua e animação infantil, com a Associação Marafona Encantada, que apresenta Velha Ambulante.
A partir das 15 horas realiza-se o workshop Aplicações do Azeite: Alimentos e Cosmética, pela Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco. à mesma hora atuam os Alegres das Concertinas.
Às 15h30 sobe ao palco o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI).
As atividades continuam com o show cooking Azeite e Enchidos, pelo Curso em Gestão e Produção de Cozinha da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).
A música continua com o Modas e Adufes – Grupo Etnográfico de Penha Garcia e com os Adufes e Cantares de Oledo, não faltando também os jogos de Entrudo.
Às 18h30 atua o grupo Sons do Minho.
O Festival do Azeite e Fumeiro termina às 20 horas.