TRÊS DIAS DE FESTA...
Cidade acolhe comemorações oficiais do 65º aniversário da Força Aérea Portuguesa
Castelo Branco acolhe, sexta-feira, sábado e domingo, as comemorações oficiais dos 65 anos da Força Aérea Portuguesa.
São três dias de festa, durante os quais os Albicastrenses podem ter um contacto muito próximo com a Força Aérea.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, as comemorações “vão ficar na história da cidade”.
Durante a apresentação oficial do evento, o autarca considerou a escolha de Castelo Branco para as comemorações nacionais, um privilégio, e também um reforço da amizade entre a cidade e a Força Aérea.
“É muito gratificante receber estas comemorações, pois este é um momento nacional importante” afirmou o autarca.
Luís Correia lembrou o investimento que a autarquia tem feito no aeródromo da cidade, local que vai acolher o Festival Aéreo, domingo.
“Temos vindo a melhorar o aeródromo da cidade com mais infraestruturas que aumentem a sua atividade. Recentemente construímos a torre de controle e neste momento estamos a construir um primeiro andar, para lhe dar mais condições”.
Luís Correia acredita que as comemorações do aniversário em Castelo Branco e a utilização daquele espaço durante as mesmas, “vão valorizar a infraestrutura”.
O autarca destacou também a ligação que, através destas comemorações a Força Aérea reforçou com a comunidade, “seja através da corrida solidária, seja através do concurso realizado em parceria com as escolas do Concelho”.
Para perpetuar este momento, sábado, na rotunda junto à Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, são instaladas duas asas de um avião F16.
Na apresentação do programa das comemorações esteve o general Lopes da Silva, vice-Estado Maior da Força Aérea, que explicou que a escolha de Castelo Branco teve em conta a “permanente recetividade, afeto e persistência das suas gentes num esforço redobrado de fazer bem e com qualidade. E total disponibilidade de meios e infraestruturas em proveito de uma iniciativa que é do interesse nacional”.
O general Lopes da Silva destacou também o estreitar de relações entre este ramo (Força Aérea) e a população da Região.
“Que a realização deste evento contribua para promover a Força Aérea nesta região, e também para aumentar o recrutamento de jovens”, afirmou.
As comemorações começam sexta-feira, às 15 horas, com o hastear das bandeiras seguida da inauguração da exposição estática que poderá ser vista até dia 9 no Largo da Devesa. A exposição pode ser visitada nos dias da semana das 10 às 21 horas e aos fins de semana das 11 às 22 horas.
Sábado, às 10h30, no Campo da Feira, realiza-se a cerimónia militar. Cerimónia comemorativa que contará com a presença do ministro da Defesa, José Alberto Azevedo Lopes.
Também sábado, às 19 horas, tem início na Alameda da Liberdade, uma corrida solidária.
Domingo é inaugurada, às 10 horas, a rotunda que perpetuará as comemorações, junto à ESART, seguindo-se a celebração de uma missa na Sé, que é transmitida em direto pela TVI.
À tarde, a partir das 15h30 tem lugar, no Aeródromo de Castelo Branco, o Festival Aéreo, com muitos motivos de atração, desde logo os batismos de voo, e também a presença de vários tipos de aviões, não só da Força Aérea Portuguesa, mas também da sua congénere espanhola. A entrada no festival é gratuita.
A Câmara vai disponibilizar transporte, de forma gratuita, para todos os que se quiserem deslocar ao Aeródromo para assistir ao festival.
Cristina Valente