TECNOLOGIA EM AÇÃO
Rega inteligente alargada a vários locais da cidade
A Câmara de Castelo Branco, em parceria com a startup Allbesmart, alargou a vários pontos da cidade o sistema de rega inteligente.
A partir de agora são 55 rotundas, 12 separadores e oito espaços verdes, como a Praça do Município, Largo da Devesa, Zona do Castelo, Parque Urbano da Carapalha, Monte do Índio, Skate Park e zona da Piscina Praia e também as piscinas de Alcains, que se juntam ao Parque Urbano das Violetas, neste projeto de rega inteligente.
Esta inovação tecnológica permite poupanças de cerca de 20 por cento no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, este projeto é importante, na medida em que uma das apostas da autarquia é criar cada vez mais espaços verdes e a utilização deste sistema de rega é importante para poupança de água e eficiência de recursos.
“Estamos apostar em ter um sistema mais eficiente, que nos permita responder mais rapidamente na gestão da rega dos espaços verdes e também a poupar água nesse processo”, afirma o autarca
Depois da experiência iniciada em agosto de 2016, no Parque das Violetas, aumentaram agora as zonas abrangidas com esta gestão inteligente.
“O sistema inclui 25 pluviómetros (sensores), que quando chove, desligam automaticamente a rega, um processo que vai permitir poupar muita água, facilitando também a gestão deste recurso nos espaços verdes da cidade”, explicou o autarca.
Paulo Marques, da Allbesmart, empresa responsável pelo projeto, explica que foi feito um levantamento dos sistemas de rega utilizados nos principais espaços verdes da cidade e feito um upgrade tecnológico da solução que existia.
“Não fazemos jardins, acrescentamos inteligência ao que já existe”, afirma o responsável. Com este sistema há, além da poupança de água, também maior eficiência dos recursos humanos, “antes deste projeto, eram cerca de 220 caixas que tinham que ser manuseadas uma a uma, agora há a possibilidade de remotamente, via wireless, ativar ou configurar o sistema, o que aumenta a eficiência”.
Este sistema de rega inteligente, que a autarquia Albicastrense é pioneira a utilizar, poderá em breve ser utilizado também noutras cidades, que já mostraram interesse em adquirir o sistema.
Cristina Valente