ESCUDERIA CASTELO BRANCO ORGANIZA PROVA DE ENDURO A PONTUAR PARA O MUNDIAL
Três dias de muita emoção sobre duas rodas em Castelo Branco
O Alegro Enduro Castelo Branco, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco (ECB) que pontua para o mundial da especialidade e que se realiza de 21 a 23 de julho, foi apresentado segunda-feira, sendo dados a conhecer os pormenores da prova que trará até Castelo Branco os melhores pilotos de enduro do Mundo.
Na apresentação, o presidente da Escuderia, António Sequeira, recordou que a coletividade “tem apostado nas várias vertentes do desporto motorizado”, para recordar que “há quatro anos foi feita uma aposta no Campeonato Nacional de Enduro”, que agora ganha outra dimensão, a partir do momento que alcança o estatuto mundial.
António Sequeira realça que “esta é a maior aposta que a Escuderia fez na sua história, tanto a nível logístico, com a barreira das línguas, como na ótica financeira, que é extremamente exigente”, destacando que para a realização da prova “é fundamental o apoio da Câmara de Castelo Branco e do Centro Comercial Alegro”.
Com a realização desta prova, António Sequeira afirma que se mantém presente um objetivo da Escuderia, que “é dar a conhecer a Região através do desporto motorizado”, aproveitando para realçar que “atrás de cada prova vai sempre o nome de Castelo Branco”.
Em relação a esta prova, o presidente da Escuderia sublinhou ainda que “está a ser preparada há mais de oito meses”.
Prova deve contar
com mais de 130 pilotos
O diretor de prova, Hélder Esteves, começou por sublinhar que esta se disputa “à volta e dentro de Castelo Branco, de forma a criar a facilidade de ver as provas especiais”.
A etapa Albicastrense é a sexta do campeonato mundial e são esperados mais de 130 pilotos, sendo aguardados cerca de 85 na competição internacional e mais cerca de 50 do campeonato português, uma vez que a prova também pontua para este.
A exemplo de António Sequeira, também Hélder Esteves destaca que “esta é a prova de maior dimensão que a Escuderia já realizou relativamente às motas” e acrescenta que “é pontuável para o Campeonato do Mundo, o que implica um nível de exigência de exceção” e concluiu que “é uma oportunidade única para ver os melhores do Planeta a competir na Região”.
O centro nevrálgico da prova ficará instalado no Alegro, onde ficará o secretariado, as salas de júri e o gabinete de Imprensa, ao que se junta os parques de assistência e fechado.
O programa competitivo começa dia 21 de julho, às 20 horas, junto ao Alegro, de onde os concorrentes partem para o Super Test, com um quilómetro de extensão, que tem como palco o antigo campo militar do Montalvão.
Dia 22 de julho, o primeiro concorrente sai do parque fechado às nove horas, para enfrentar o Cross Test, com 10 quilómetros, que se realiza no campo de futebol do Valongo.
A partir das 10h15 é a vez do Extreme Test, que tem uma extensão de dois quilómetros e tem como pano de fundo a zona do Barrocal.
Já a partir das 10h30 é cumprido o Enduro Test, uma especial com 10 quilómetros disputada junto ao Alegro.
Refira-se que cada um destes testes é cumprido por três vezes, sendo que ao final do dia, a partir das 20 horas, se realiza a distribuição de prémios.
Dia 23, o programa do dia interior repete-se na íntegra, culminando de novo depois das 20 horas, com a entrega de prémios.
Luís Correia está satisfeito
com prova do mundial
No decorrer da apresentação, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, garantiu que “um autarca vê esta aceleração toda de uma forma muito positiva” e elogiou o facto da “Escuderia ter esta capacidade de organizar provas que atraem pessoas”.
Luís Correia defendeu que “Castelo Branco, ao longo do ano, tem um conjunto de eventos fortes”, não deixando de avançar que “a Escuderia tem sido um parceiro para que isso aconteça”.
O autarca deixou ainda “o desejo de que venham muitas pessoas a Castelo Branco, para ver uma prova destas, que conta para o mundial, sendo um grande momento para Castelo Branco e para a Escuderia Castelo Branco”.
Por seu lado, Cristina Roxo, do Alegro, referiu que “este é o quinto ano de enduro, sendo que este ano pontua para o mundial”, o que a leva a defender que “a prova vai ficar na memória de todos”.
Cristina Roxo adiantou ainda que paralelamente à prova, o Alegre acolhe, dia 22 de julho, a Festa Enduro, que conta com a atuação de uma banda tributo aos Pink Floyd. Isto enquanto nos dias 22 e 23 “haverá atividades de animação, muito a pensar no público feminino”.
António Tavares