Exposição sobre o Padre Manuel Antunes inaugurada na Sertã
Na Casa da Cultura da Sertã, está patente, até dia 6 de abril, a exposição Padre Manuel Antunes, s.j. – Um Pedagogo da Democracia e da Liberdade, que assinala o início das comemorações do I Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes.
Promovida pela Câmara da Sertã e comissariada por José Eduardo Franco e Luís Machado de Abreu, a exposição é constituída por uma série de 12 painéis, onde os principais momentos da vida e obra do Padre Manuel Antunes são lembrados, nomeadamente a sua infância no Concelho da Sertã, bem como todo o seu percurso académico e profissional até ao seu falecimento em janeiro de 1985.
Para o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, esta iniciativa é “uma oportunidade única para conhecer melhor uma figura notável e influente da sociedade portuguesa, que nasceu no Concelho da Sertã, faz agora 100 anos. Falar do Padre Manuel Antunes é recordar um homem que marcou gerações, desde presidentes da República a primeiros-ministros, passando por atores, jornalistas ou políticos, e terminando nos muitos cidadãos anónimos que o conheceram ou que com ele privaram”.
José Farinha Nunes não duvida que “todos temos muito a aprender com os ensinamentos deixados pelo Padre Manuel Antunes e com o seu exemplo de vida. A Câmara da Sertã, ao promover esta exposição, tem presente o que deve ser uma das funções primordiais de qualquer autarquia que é enaltecer e destacar os seus heróis e fazer deles referências para as gerações mais jovens”.
Acrescentou ainda que “o Padre Manuel Antunes é alguém que a Sertã não esquece e que nunca esqueceu a Sertã. Basta lembrar que a grande maioria dos apelidos dos seus pseudónimos eram topónimos do nosso município.
Com esta exposição, que estará depois em itinerância por todo o país, arrancam as comemorações do I Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes, promovidas pela Câmara da Sertã em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e com a Universidade Aberta, através da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.
As comemorações, que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão estender-se ao longo de todo o ano de 2018 e serão marcadas por um conjunto de iniciativas, de onde se destaca o congresso internacional Padre Manuel Antunes: Liberdade do Saber e o Saber como Liberdade; a Maratona de Leitura dedicada ao Padre Manuel Antunes, a produção de um documentário televisivo ou a publicação de uma biografia ilustrada, entre muitas outras atividades.