EM LONDRES
Idanha eleita segunda melhor Marca Territorial do Mundo
Idanha-a-Nova foi considerada a segunda melhor Marca Territorial do Mundo nos prémios City Nation Place, que foram atribuídos em Londres, Inglaterra.
A estratégia Recomeçar em Idanha, desenhada pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Bloom Consulting, foi distinguida entre mais de 100 candidaturas de todo o mundo, com a única Menção Honrosa na categoria principal, Marca Territorial do Ano. Ficou apenas atrás da cidade de Eindhoven, Holanda, num prémio patrocinado pelo New York Times.
Com a conquista deste segundo, Idanha suplanta outros grandes destinos finalistas, tais como Barcelona, Escócia, Estónia ou Salinas, na Califórnia.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirma em relação à atribuição do prémio que “cumpriu-se um sonho! Este reconhecimento internacional premeia uma estratégia que temos vindo a construir e que já tem resultados muito positivos, no sentido de contrariar fenómenos como o despovoamento e de afirmar as áreas rurais como espaços de oportunidade, inovação e desenvolvimento”.
O autarca sublinha que “esta é a primeira vez que uma região portuguesa consegue esta distinção ultrapassando destinos tão consolidados como Barcelona, com os quais é muito difícil rivalizar até por gerirem orçamentos incomparavelmente superiores ao de Idanha”
Armindo Jacinto refere ainda que “na noite de entrega dos prémios comentou-se que, pela primeira vez, um pequeno lugar europeu do Interior consegue este resultado graças à criatividade da sua estratégia. Este prémio dá-nos alento para o trabalho que estamos a desenvolver e demonstra que Idanha está no caminho certo”.
Por seu lado, Filipe Roquette, diretor da Bloom Consulting, considera que “Idanha-a-Nova, através da sua estratégia territorial Recomeçar, mostra ao Mundo que é possível inovar e ter sucesso no mundo rural, apresentando constantemente resultados fascinantes”.
De acordo com Claire Derwist, CEO do City Nation Place, “a estratégia Recomeçar em Idanha demonstra uma grande visão e ambição em resolver um problema global (despovoamento de zonas rurais) de importância para todo o Mundo, com excelentes resultados apresentados”.
Lançada em 2015, a estratégia Recomeçar em Idanha assumiu como principal objetivo a resolução de um problema que afetava Idanha há mais de 50 anos, que era a perda progressiva de população e a dificuldade em reter e atrair pessoas e investimento. Este ano, pela primeira vez, Idanha-a-Nova conseguiu chegar à estabilização do saldo migratório, esbatendo as diferenças entre o êxodo populacional e o número de pessoas que se mudam para o território.
Desde o início da sua implementação, já são acompanhados no âmbito deste programa mais de mil pessoas e cerca de 350 projetos empresariais.