PARA CRIAR FUNDO PRÓ-NATALIDADE E APOIAR AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Luís Veiga desafia Novo Banco para desenvolver o Interior
Luís Veiga, que é administrador executivo do Grupo Natura IMB Hotels, desafiou o CEO do Novo Banco a criar um Fundo Pró-Natalidade com o objetivo de inverter o processo de despovoamento e envelhecimento em curso com uma previsão de perda de 20 por cento da população até 2050.
O desafio foi lançado, na passada quarta-feira, 3 de julho, no decorrer da cerimónia Os nossos campeões, promovida pelo Novo Banco, na Covilhã, e na qual foi um dos homenageados.
Luís Veiga afirmou que “ouvimos com atenção a preocupação do Dr. António Ramalho relativamente à incipente taxa de natalidade na Beira Interior. Perante esse desafio, sugiro então que o Novo Banco promova a criação de um fundo que pode gerir aplicando o valor dos prémios, valor a determinar, pelos anascimentos. Os pais deteriam o usufruto de uma parte dos ganhos e o prémio nominal seria entregue ao jovem quando atingisse os 18 anos ou quando iniciasse os estudos superiores”.
Acrescentou que “aqui várias variantes seriam possíveis, desde a possibilidade de resgate antecipado, como a das unidades de participação serem colocadas no mercado, possibilitando que os pais ou interessados investissem no fundo, neste caso aberto”.
Luís Veiga defendeu também a possibilidade do Novo Banco apoiar um fundo, que fosse gerido por uma entidade gestora juntando as duas Câmaras Intermunicipais da Beira Interior, Ensino Superior, outras entidades públicas e privados. Uma Agência de Desenvolvimento Regional que promova o território, capte investimento para o mesmo, estimule o conhecimento e sobretudo una os Beirões à volta de projeto comum.
Explicou ainda que esta é a única solução possível para inverter o processo de esvaziamento da Beira Interior, “uma marca reconhecida, com identidade própria e que tem que ser reposicionada rapidamente”.