Crianças passam as Férias a Brincar
A Câmara da Sertã, através do Setor da Educação, dinamizou uma edição do projeto Férias a Brincar, que envolveu a participação de 55 crianças dos três aos seis anos, do Jardim de Infância da Sertã e do Centro Escolar São Nuno de Santa Maria.
As atividades foram planificadas com o objetivo de levar as crianças a brincar ao ar livre, de modo a poder explorar novos espaços e criar novas experiências. Tudo porque se teve em atenção que “fazer atividades e brincar ao ar livre auxilia a promoção e o desenvolvimento do raciocínio, reflexos, confiança, predispondo as crianças para a socialização. Propicia também outras aprendizagens e o desenvolvimento da criatividade e autonomia, diminui ansiedade e obesidade infantil, auxilia a assimilação de vitamina D, serotonina e enfomorfina, hormonas responsáveis pelo crescimento dos ossos, regulação do sono e humor, e sensação de bem-estar e alegria, respetivamente, ao mesmo tempo que ajuda a fortalecer o sistema imunitário”.
O leque de atividades foi concebido com o objetivo de divertir as crianças, ao mesmo tempo que lhes permitia assimilar comportamentos e desenvolver competências relevantes para o seu desenvolvimento integral. Destaque para a colaboração do Agrupamento CNE 170 da Sertã que possibilitou fazer canoagem na Ribeira da Sertã, promovendo o contacto com a água. Durante uma tarde no campo, foi feita recolha de materiais da natureza para depois identificar, conhecer e utilizar em atividades de expressão plástica, ao mesmo tempo que aproveitavam as sombras das árvores para muitas brincadeiras.
Também o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta promoveu a iniciativa Ser Cientista, que apresentou uma série de experiências feitas com materiais do dia a dia, servindo de estímulo à imaginação e criatividade das crianças, de tal modo que algumas exclamaram: “Que giro, parece fogo de artifício!” ou “Olha, é uma festa de bolas!”. Houve também possibilidade de ficarem a saber que A cozinha é divertida, ao confecionaram o seu próprio lanche, composto por pão, sumo de laranja e bolinhos de coco. O lanche foi degustado pelos mini-cozinheiros e pelos pais, que receberam os lanches acondicionados em caixas decoradas pelas crianças.