À FUNDAÇÃO MANUEL CARGALEIRO
Mestre Cargaleiro doa mais de 1.500 obras da sua coleção
O mestre Manuel Cargaleiro doou, dia 29 de agosto, à Fundação Manuel Cargaleiro, sediada em Castelo Branco, 1.566 obras da sua coleção.
A escritura de doação pública realizou-se na sede da Fundação/Museu, em Castelo Branco, na presença dos membros do Conselho de Administração, nomeadamente João Teixeira e Maria da Glória Garcia, contando também com a presença de Isabel Brito da Mana e do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, sendo adiantado que na ocasião foi referido que “este, um momento histórico para o Museu e para a cidade”.
Para além das obras da autoria de Manuel Cargaleiro, foram doadas obras de muitos artistas nacionais e internacionais, com destaque para a pintura, desenho e cerâmica.
No final da escritura de doação o mestre Cargaleiro manifestou a sua alegria, recordando de forma emotiva o seu trabalho e dedicação de mais de 70 anos, na esperança da sua preservação e sentido didático.
Refira-se que segundo é adiantado “até à data já foram doadas 9.896 obras, estando ainda a decorrer o inventário da restante coleção”.
Recorde-se, também, que o Museu Cargaleiro abriu ao público no dia 9 de setembro de 2005, sendo um espaço de referência cultural e turística de Castelo Branco e que representa um dos mais importantes pintores e ceramistas portugueses da atualidade.