Alma Azul promove troca de livros e adágios em Alcains
A Alma Azul dinamiza, no próximo domingo, 30 de agosto, entre as nove e as 11 horas, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, um espaço informal de troca de Livros e adágios. Trata-se de um espaço de exposição e troca de livros que está aberto a qualquer leitor, dos oito aos 80 anos, onde cada um pode substituir um dos livros expostos, por um outro da sua biblioteca pessoal.
O Espaço Troca de Livros Alma Azul disponibiliza monografias, romances, ensaios, poesia, livros para crianças e adolescentes, numa diversidade que aposta em leituras para todas as idades, sendo que este mês é dado um destaque especial a livros de autores da Beira Baixa, com livros para troca de Etnografia e História.
Obras de Jaime Lopes Dias, Maria Victória Ataíde, Manuel Lopes Marcelo, Maria Adelaide Neto Salvado, Francisco Goulão, Maria Antonieta Garcia, Florentino Beirão, entre muitos outros estão disponíveis para troca. Mas os clássicos de Língua Portuguesa também estão destaque com títulos de Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Cesário Verde e Florbela Espanca.
Recorde-se que o Espaço Troca de Livros Alma Azul teve uma primeira edição em Idanha-a-Nova, no Festival Boom, e integra atualmente o programa de aniversário (1999-2020) da produtora de atividades culturais, com sede em Alcains.
Como animação, o Espaço Troca de Livros Alma Azul vai homenagear Jaime Lopes Dias que nasceu há 130 anos, outubro de 1890, promovendo uma troca de adágios.
Por isso a Alma Azul pede que os visitantes levem, escrito ou decorado, um adágio, ou provérbio, e o troquem por outro que Jaime Lopes Dias recolheu e publicou na sua Etnografia da Beira.
De relembrar, também, que a Alma Azul editou essa recolha num dos livros da coleção Literatura Portátil, com o título Adágios da Beira, de Jaime Lopes Dias, que se encontra esgotado.