DE 15 A 31 DE OUTUBRO
Alma Azul dinamiza Outono de Livros 2020
A Alma Azul realiza, a partir desta quinta-feira, 15 de outubro, até dia 31 de outubro, o programa outono de Livros 2020 nas cidades de Coimbra, Fundão e Castelo Branco, e também em Alcains, escolhendo como autores para a manifestação literária com que dá as boas vindas ao outono, Agustina Bessa-Luís, Manuel António Pina, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.
O programa da primeira semana inicia-se em Coimbra, com o Dia Agustina Bessa-Luís, esta quinta-feira, 15 de outubro, com a leitura do texto Balada”, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
O texto é autobiográfico e descreve os passeios por Coimbra, no tempo que Agustina Bessa-Luís viveu no Calhabé, logo após o seu casamento com Alberto Luís, ainda estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A leitura será informal e realizada pelos elementos da Comunidade de Leitores Alma Azul em Coimbra.
No sábado, dia 17 de outubro, a partir das 16 horas, realiza-se a apresentação do livro Cartas do Tibete, do padre Jesuíta António de Andrade, natural de Oleiros, e o primeiro europeu a criar uma missão no Tibete.
É convidada desta sessão Isabel Bessa Garcia, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova.
Isabel Bessa Garcia nasceu em Paredes. É licenciada em História e História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi docente na Universidade Católica e na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
A apresentação do livro insere-se na mostra 99 Livros Extraordinários com que a Alma Azul criou sustentabilidade para o programa outono de Livros 2020, que não conta com nenhum apoio institucional.
São os Leitores Alma Azul, espalhados pelo País, através da aquisição de um ou mais livros da lista dos 99, os mecenas desta iniciativa literária promovida e desenvolvida a partir de Alcains.
No dia 19 de outubro, segunda-feira, para assinalar o desaparecimento de Manuel António Pina, a 19 de outubro de 2012, outono de Livros 2020 promove uma jornada de divulgação de poemas e outros textos do autor na Escola Superior de Castelo Branco; na Biblioteca da Escola Secundária Amato Lusitano; e em espaços públicos e comerciais da cidade.
Recordamos que Manuel António Pina, Prémio Camões em 2011, passou parte da sua infância na cidade Castelo Branco, onde o pai trabalhou como funcionário público.