Edição nº 1660 - 14 de outubro de 2020

PROENÇA-A-NOVA
Projeto de inovação social já começou no Centro de Ciência Viva da Floresta

O Centro Ciência Viva da Floresta está a receber, desde dia 1 de outubro, jovens e adultos com deficiência ligeira a moderada no âmbito do projeto BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social, uma resposta social, inovadora e integradora desta população alvo com mais de 18 anos, apresentando-se como uma alternativa à tradicional institucionalização. O objetivo é promover, através da ciência, a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas e medicinais, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.
Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, este projeto vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida aos jovens e adultos com necessidades especiais depois de terminarem a escolaridade obrigatória, considerando que “a ciência é aqui o veículo principal para a própria inclusão social e o Centro Ciência Viva da Floresta assume novamente, em conjunto com os seus parceiros, a liderança de um projeto com profundo impacto na nossa sociedade, principalmente nas famílias que têm jovens e adultos institucionalizados e que podem voltar a dar o seu contributo ativo como cidadãos de pleno direito”.
Para o Centro, “este projeto é um estímulo que ativa do ponto de vista cognitivo os cinco sentidos, tanto pela componente prática de contacto com a terra, semear, plantar e colher; como da aromaterapia, e que promove uma maior proximidade destes jovens e adultos com situações reais e com o público que frequenta este Centro Ciência Viva, o que se vai traduzir num menor isolamento social e numa maior inclusão na sociedade, respeitando assim a igualdade e a inclusão social”.
O projeto BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social, que pode abranger até um limite de 15 participantes, conta com a parceria do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova e de certa forma dá continuidade ao Projeto-Escola BioAromas que apresenta uma resposta assente nas plantas aromáticas e medicinais para jovens em contexto escolar.

14/10/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video