Edição nº 1661 - 21 de outubro de 2020

ULSCB tem o primeiro Serviço Farmacêutico do SNS acreditado pela DGS

O Serviço Farmacêutico (SF) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), EPE, concluiu com sucesso, por um período de cinco anos, o processo de acreditação com nível BOM, no âmbito do modelo de acreditação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pela norma ACSA, após passarem pelas quatro fases do processo, que foram a candidatura, autoavaliação, auditoria externa e reconhecimento.
A ULSCB explica, em comunicado, que “um serviço acreditado é um serviço com reconhecimento de mérito. A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação, através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde”.
É realçado que “o processo de acreditação pela DGS promoveu o empenho de todos os profissionais deste serviço (farmacêuticos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes operacionais) na melhoria contínua dos cuidados que são prestados ao cidadão, ajudando a consolidar, a cultura da qualidade integral no interior do serviço. A este modelo de acreditação correspondem cinco pilares: o cidadão como centro do sistema de saúde; organização da atividade centrada na pessoa; os profissionais; processos de suporte e resultados”.
Deste modo, segundo é adiantado, o Serviço foi alvo de “diversas melhorias estruturais e funcionais nomeadamente, foi criado um novo local de atendimento para os doentes de ambulatório que permite a privacidade do utente garantindo um atendimento personalizado, no momento da cedência da medicação e acompanhamento Farmacoterapêutico; foram revistos e criados procedimentos em todas as áreas funcionais; foi desenvolvido um processo assistencial integrado dos SF (Terapêutica da Neoplasia da Próstata Metastizada). O Processo assistencial integrado surge a partir da Estratégia Nacional Gabinete de Comunicação e Imagem, para a Qualidade na Saúde e do Plano Nacional de Saúde, este consiste no desenvolvimento de uma metodologia organizacional, que visualiza a prestação de cuidados de saúde como processo contínuo de assistência, processo este realizado entre os diferentes profissionais do serviço e cuidados. Os indicadores de Qualidade estabelecidos para este processo passam pela Consulta Farmacêutica e Reconciliação Terapêutica, Farmacovigilância ativa e Dupla Validação por Farmacêuticos, dos tratamentos preparados na Unidade Centralizada de Preparação de Medicamentos Cito tóxicos, localizada nos serviços Farmacêuticos”.
A ULSCB destaca também que o processo de acreditação “aumentou o empenho dos profissionais do Serviço Farmacêutico na melhoria dos cuidados integrados e seguros que são pres- tados aos utentes da ULSCB” e conclui que “estas melhorias permitem uma maior eficiência do serviço prestado nomeadamente em tempos desafiantes com os da pandemia que estamos a viver”.

21/10/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video