POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO E UNIVERSIDADE DA EXTREMADURA DESENVOLVEM TRABALHO CONJUNTO
Paraquedistas estudados no Aeródromo das Moitas
Uma equipa de investigadores constituída pelos docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) Tiago Machado e João Serrano, que são membros da Unidade de Investigação do IPCB Sport, Health e Exercise Research Unit – SHERU, e por Sérgio Ibáñez, Martin Gamonales, David Triguero e Carlos Da-vid, que são membros do Grupo de Optimización Del Entrenamiento y Rendimiento Desportivo - GOERD da Universidade da Extremadura, recolheram dados fisiológicos de atletas paraquedistas para um estudo investigativo de grande dimensão e aprofundamento. Para além das componentes fisiológicas, o trabalho procurará conhecer os traços de personalidade e estudar os estados de ansiedade dos atletas praticantes de paraquedismo em Portugal. Os resultados do estudo serão publicados em revistas internacionais com revisão por pares.
A recolha de dados realizou-se dia 17 de outubro, entre as nove e as 17 horas, no Aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova, e foram utilizados equipamentos de última geração (WIMU), pertencentes ao grupo GOERD. Foi registado um número elevado de variáveis, nomeadamente a variabilidade da frequência cardíaca, velocidades de deslocação no ar, desacelerações, amplitudes de voo, direções de deslocamento, localização GPS, entre outras. Antes da prática foi estudado o índice de massa corporal dos atletas, procurando traçar um perfil da sua composição corporal.
Participaram neste estudo 27 paraquedistas de ambos os sexos, com diferentes níveis de experiência, nomeadamente níveis A, B, C e D da Federação Portuguesa de Paraquedismo, e foram monitorizados mais de 100 saltos dos atletas que competiram nas diferentes disciplinas, como Precisão de Aterragem, Freefly e Speed Skydiving, gerando uma grande quantidade de dados, que permitirão obter resultados com grande validade e robustez científica.
Segundo é adiantado “uma pesquisa realizada a bases de dados internacionais, entre as quais se destaca a Web of Science, demonstrou que este estudo é inovador para a modalidade, apresenta um nível de robustez muito elevado ao nível da amostra e da quantidade de dados gerados e, principalmente, destaca-se pela profundidade das análises efetuadas”.
Com este estudo, a equipa de investigadores procura contribuir para um avanço no conhecimento científico e para o desenvolvimento da modalidade de paraquedismo, para além de dar a conhecer o potencial do Aeródromo de Proença-a-Nova para futuros trabalhos de investigação científica nestas áreas.
De salientar ainda que o atleta Paulo Alves bateu o recorde nacional de descida livre, atingindo uma velocidade de 441,356 quilómetros por hora, na prova de Speed Skydiving.
Todos os atletas manifestaram um grande interesse nos resultados, solicitando o envio das suas performances individuais durante as provas, no sentido de obter informações que possam melhorar o seu potencial na modalidade.