Câmara de Oleiros atribuiu mais de 500 mil euros a coletividades no Dia do Concelho
Oleiros assinalou, a 9 de agosto, o Dia do Concelho, com a data a ficar marcada pela assinatura de protocolos e contratos-programa entre a Câmara e algumas instituições e coletividades do concelho, num total de 17 entidades e mais de 500 mil euros atribuídos. Além disso, foi ainda condecorado o Centro de Saúde e quatro funcionários da autarquia.
A tradição dita que a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros inicie as festividades assinalando o Içar da Bandeira nos Paços do Concelho. Coube à Sociedade Filarmónica Oleirense a abertura da cerimónia, à qual se sucedeu a apresentação do resumo em vídeo da iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências, que durante dois anos percorreu as freguesias do Concelho de Oleiros. Devido à impossibilidade de assinalar presencialmente o encerramento da iniciativa, foram entregues aos presidentes de junta os álbuns fotográficos correspondentes a cada freguesia, como forma de agradecimento aos envolvidos.
Seguiu-se a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao Centro de Saúde de Oleiros “pelo seu exemplo de altruísmo, espírito de sacrifício, coragem e abnegação em prol do bem-estar da comunidade, em especial durante o surto pandémico que vivemos”. Foi assim atribuído um reconhecimento a todos os profissionais da Saúde que exercem as mais variadas funções nesta área, no território concelhio, em instituições públicas ou privadas, na pessoa da coordenadora do Centro de Saúde de Oleiros, Cláudia Pires.
No contexto das Medalhas Municipais, foi ainda atribuída a Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços a quatro ex-trabalhadores municipais, aposentados após 25 de setembro de 2017, de acordo com os anos de efetividade de funções.
No respeita aos protocolos, foram assinados com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, no valor de 120 mil euros, e com o Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1080 – Oleiros, no valor de 7.500 euros.
Quanto às instituições privadas de solidariedade social (IPSS), à semelhança de 2020 e no enquadramento pandémico de COVID 19, foi reforçado o apoio global às entidades sociais em mais 145 mil euros repartidos equitativamente em função do número de utentes e de funcionários, sendo que o Centro Social Paroquial do Estreito recebeu 22 mil euros; a Santa Casa da Misericórdia de Álvaro 12.800 euros; a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros 53 mil euros e Centro Social do Orvalho 75 mil euros.
Celebrou-se também a assinatura de um contrato de comodato entre a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros para que esta possa gerir na conformidade de Casa Mortuária. De referir ainda o protocolo recentemente assinado com a Fábrica da Igreja de Oleiros no valor de 61.780 euros, para a reparação do teto e dos altares.
Foram também celebrados protocolos com as associações de caráter recreativo e cultural, com a Associação Pinhal Total Oleiros Aventura a receber 12 mil euros; a Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto seis mil euros; a Associação Trilhos do Estreito 14 mil euros; a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado cinco mil euros; o Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho 12 mil euros; o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros 18 mil euros.
Realizou-se igualmente a celebração dos contratos-programa coma a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros no valor de 75 mil euros; Casa do Benfica em Oleiros 30 mil euros; Grupo Desportivo Águias do Moradal 43.600 euros; Sociedade Filarmónica Oleirense 20 mil euros e Grupo Maltez e Desportivo do Mosteiro seis mil euros.