Edição nº 1708 - 22 de setembro de 2021

Alma Azul comemora 22 anos

A Alma Azul comemora o 22.º aniversário esta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 21 horas, na sede da cooperativa Coolabora, na Covilhã, com uma sessão dedicada a poetas editados na produtora de atividades culturais, com sede em Alcains.
Um olhar sobre a antologia de 40 autores contemporâneos brasileiros e a apresentação dos autores que compõem a antologia Poesia da Língua Toda, que a Alma Azul prepara desde 2019, e que devido à situação de confinamento sanitário ainda não foi possível editar. Resolvida a situação, serão apresentados os 10 autores que a Alma Azul editará ainda em 2021.
De entre os 10 autores escolhidos para representarem a diversidade da Língua Portuguesa, o destaque na próxima quinta-feira vai para Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe; José Luís Mendonça, de Angola; Alexandre Gigas Valinho e Gi Canãmero, de Portugal; e Suzana Vargas, do Brasil.
Uma conversa informal e aberta sobre poesia, género literário que terá um lugar destacado nas atividades da Alma Azul nos próximos anos, e leituras em voz alta de alguns dos autores das duas antologias, será o programa de aniversário que a Alma Azul partilha, na Covilhã, com a inauguração da exposição de artes plásticas da MEG.
No dia 27, segunda-feira, dia em que completa 22 anos de trabalho, a Alma azul abre as portas do seu salão, em Alcains, a partir das 17 horas, a todos os que desejarem felicitar e conhecer o seu trabalho editorial, presente em mais de duas centenas de edições, e partilhar o lanche que em dia de aniversário convoca também Em Nome da Beira, projeto com que a Alma Azul promove e divulga a cultura material e imaterial da Beira Baixa, na cidade de Coimbra, mas também em todo o Litoral da Região Centro, através dos seus produ-os tradicionais e das suas personalidades de maior relevo histórico, social e cultural.
Em cima da mesa do Salão Alma Azul, em dia de aniversário estarão borrachões e outros biscoitos da Padaria Prata; licores e jeropiga, Cabeço das Mulheres, 2017, oferecida pela família Micaelo; papas de milho com desenhos em canela; chá de Perpétua Roxa (Gomphrena globosa); oferta de Coisas da Aldeia; e outros sabores de chá de folhas secas, todos oferecidos à Alma Azul pelos seus leitores, além do livro António Ramalho Eanes, de Nelson Mingacho, primeiro livro da coleção Em Nome da Beira – Biografias.
Também no dia 27, e em exclusivo, os visitantes do Salão Alma Azul, podem conhecer o livro vencedor do Prémio Ciranda 2021, que é revelado nesse dia.

22/09/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video