SEGUNDA AÇÃO DE CAPACITAÇÃO MARCADA PARA DIA 27 DE NOVEMBRO
Repensar a Agricultura na ESGIN
A iniciativa Grow Workshops - Repensar a Agricultura realizou-se dia 6 de novembro, em Idanha-a-Nova, com o objetivo de dar a conhecer as melhores práticas e tecnologias agrícolas a nível internacional e de apresentar casos práticos em desevolvimento no território português.
O evento decorreu no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) e de forma remota em diversos outros pontos do País. Consistiu na primeira de duas ações de capacitação organizadas pelo CoLAB Food4Sustainability, com sede em Idanha-a-Nova, e pela BGI – Building Global Innovators, com o patrocínio da EIT Food, a maior rede europeia de inovação alimentar.
O vice-presidente do CoLAB, Gonçalo Amorim, explica que “preparámos um conjunto de oficinas muito simples para desmistificar uma série de temas de interesse para os agricultores”. Ou seja, adianta este responsável, “quisemos pegar no Estado da Arte em termos de produção agroalimentar e comunicar esses conhecimentos avançados de uma forma muito fácil de aprender, apresentando também estudos de caso que ajudam a inspirar e a aplicar soluções”.
Gonçalo Amorim acrescenta que “as soluções preconizadas são soluções de sustentabilidade para a cadeia de valor. A agricultura é um setor fundamental para a sobrevivência humana, os agricultores alimentam literalmente o Mundo. O desafio é tornar a atividade agrícola mais rentável ao nível económico, mais distributiva do ponto de vista social e mais sustentável em termos ambientais, por exemplo, no sentido da redução das emissões de gases com efeito estufa”.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, encerrou os trabalhos desta primeira oficina e lembrou que “o CoLAB é um projeto que fomos construindo em conjunto com a BGI e que hoje dispõe de equipamentos, competências e recursos humanos de excelência para a inovação no setor primário. É um grande investimento que estamos a fazer em Idanha, não só enquanto Bio-Região, mas também conjugando o trabalho na economia verde com o património natural e histórico-cultural deste concelho. A nossa estratégia está refletida numa frase que usamos habitualmente: Em Idanha semeamos tradição e colhemos inovação”.
A iniciativa contou ainda com a presença do deputado do Partido Socialista (PS) Nuno Fazenda eleito pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco e que integra a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.
A segunda ação de capacitação Repensar a Agricultura está marcada para dia 27 de novembro, igualmente na ESGIN. A iniciativa continuará a abordar a otimização dos negócios no setor primário, ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente e a saúde de todos.
Além da EIT Food, as parcerias internacionais envolvem também entidades como o cluster de inovação agroalimentar Vitagora, com sede em França, o Instituto Austríaco de Tecnologia e a Universidade de Lund, na Suécia.