SECRETÁRIO DE ESTADO DA ECONOMIA DESLOCOU-SE A ALCAINS
Grupo Valérius compra Dielmar e assegura continuidade da empresa
O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, acompanhado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e pelo diretor adjunto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Jorge Diogo, visitaram esta terça-feira, 25 de janeiro, as instalações da empresa de confeções Dielmar, em Alcains, após o Grupo Valérius, de Barcelos, ter chegado a acordo para recuperar a empresa.
O autarca Albicastrense, assegurou que a formação para os trabalhadores terá o seu início no dia 7 de fevereiro, prevendo-se a laboração nos primeiros seis meses do corrente ano.
Por sua vez, o governante considerou a solução como uma “viragem histórica” no futuro da Dielmar, graças à colaboração com ao Câmara de Castelo Branco, Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Banco de Fomento.
Recorde-se que se soube, na passada sexta-feira, 21 de janeiro, que o Grupo Valérius comprou a Dielmar por 275 mil euros.
De referir que esta foi a única proposta apresentada para a aquisição da Dielmar e mereceu o voto favorável dos cerca de 350 credores da empresa Alcainense.
A proposta do grupo Valérius aponta para a criação de 210 postos de trabalho, sendo que a maioria será ocupada por ex-trabalhadoras.
Recorde-se que a Dielmar, que está instalada em Alcains desde 1965 e é uma das maiores empresas da Região, pediu a 30 de julho do ano passado, a insolvência, sendo que em causa estavam cerca de 300 postos de trabalho.
José Manuel Alves