Edição nº 1737 - 13 de abril de 2022

COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL NOS SEIS MUNICÍPIOS
CIMBB lança agenda digital para atrair turistas à Região na Páscoa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) acaba de lançar uma agenda digital que tem como objetivo atrair turista à Região na Páscoa. A agenda está disponível em http://www.cimbb.pt/media/367654/AgendaDigitalV2.pdf, sendo que, pela primeira vez, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, apresentam a sua programação cultural pascal, juntos. Cantos da encomendação das almas, procissões, compassos, vigílias, mesas fartas e muito mais.
A CIMBB recorda que “a Quaresma é vivida na Beira Baixa com inúmeras tradições religiosas que todos os anos mobilizam centenas de pessoas. Um pouco por todo o lado multiplicam-se as procissões, encomendação das almas, vias sacras, entre muitas outras iniciativas. São mais de 200 tradições quaresmais e pascais, algumas das quais absolutamente únicas no País. Das procissões, compassos, cortejos, encenações, vigílias e mesas fartas, até aos cantos da encomendação das almas, passando pelas manifestações populares e profanas, esta é uma das alturas do ano em que os habitantes dos seis municípios que compõem a CIMBB se reencontram e os turistas aproveitam para visitar a Beira Baixa, imbuídos pelo espírito e o ambiente do ciclo quaresmal”.
Assim, no próximo sábado, 16 de abril, à noite, realiza-se em Idanha-a-Nova o Sábado de Aleluia. “No final da missa, um mar de gente enche o adro para ouvir à porta da casa paroquial, as adufeiras cantarem as Alvíssaras, ao ritmo dos míticos e arcaicos adufes, após ter regressado de percorrer as ruas da vila em animado e ruidoso cortejo ao som da Filarmónica Idanhense, dos apitos e dos chocalhos, anunciando a Ressurreição de Cristo. É conhecida pelos populares pela Festa dos Apitos”.
Também no próximo sábado, Castelo Branco tem a Vigília Pascal e o Mercadinho da Páscoa. A partir das 22 horas decorre a Vigília Pascal, na Sé Catedral. Ainda neste fim de semana, de 15 a 17 de abril, decorre o Mercadinho da Páscoa, na Praça 25 de Abril.
Dia 18 de abril realiza-se a Romaria da Nossa Senhora do Incenso, que é a Santinha padroeira de Penamacor, sendo a romaria sempre celebrada na segunda-feira a seguir à Páscoa, dia do feriado municipal.
O programa continua em Proença-a-Nova, dias 23 e 24 de abril, com a Festa de São Gens. O povo crê que São Gens tem o poder de restituir o apetite às pessoas que o perderam e não conseguem comer. Quando alguém se encontra nesse estado costumam dizer-lhe: “Promete umas migas a São Gens”. Então prometem-se esmolas em pão aos pobres e vão lá distribuí-las no dia da Festa que é no Domingo de Pascoela. Ainda hoje essas promessas são cumpridas.
Dia 1 de maio, em Oleiros, realiza-se a Procissão dos Caminhos de Senhor, a mais conhecida romaria do Concelho e uma das maiores da Beira Baixa. Realiza-se Segunda-Feira do Espírito Santo, ou seja, 50 dias após a da Páscoa, recaindo, este ano, no dia 1 de maio, no santuário no sopé da Serra d’Opa, a cerca de 1,5 quilómetros da aldeia do Vale da Senhora da Póvoa. O arraial decorre de sábado a segunda.
De 20 a 22 de maio, Vila Velha de Ródão tem a Festa das Ladainhas em Gardete, Riscada e Silveira. Trata-se de uma celebração parecida com a Via Sacra que tem lugar no sossego das noites frias em tempo quaresmal.

13/04/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video