MERCADINHO DA CRIADILHA REALIZA-SE NO PRÓXIMO DOMINGO
Caféde dá a conhecer iguaria primaveril
O Mercadinho da Criadilha, organizado pela Câmara de Castelo Branco e pela União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, realiza-se no próximo domingo, 24 de abril, em Caféde.
Na apresentação do certame, o presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, realçou que esta “é uma atividade que já se realizou outros anos e que foi interromida devido à pandemia de COVID-19, tratando-se de uma atividade que é retomada e é centrada num produto gastronómico”.
Por seu lado a presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, Ana Sofia Pereira, começou por explicar que “a criadilha é um tipo de cogumelo que existe nesta altura da primavera. É um produto endógeno da Região que está presente em vários pratos tradicionais”, sendo que o “mais normal é as criadilhas serem confecionadas com ovos, tal como os ovos mexidos”.
Ana Sofia Pereira destacou também que o objetivo do Mercadinho da Criadilha “é dinamizar a aldeia, dar vida à aldeia, que tem uma população envelhecida. A finalidade é trazer pessoas novas e dar a conhecer a Região, dinamizando o que existe a nível local”.
O certame, que contará com 12 expositores, com destaque, claro está, para coletores de criadilhas, contará com degustações da iguaria, mas também com relevo para o artesanato, os enchidos e o queijo.
O programa começa às oito horas, com um convívio de motas dinamizado pelo grupo motorístico Os Cucos. A partir das 8h30 realiza-se um passeio pedestre organizado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora de Valverde.
O Mercadinho da Criadilha é inaugurado às 12h30.
Já ao final do dia, o programa termina depois das 21h30, com a atuação da Banda Estilus.
António Tavares