DA CÂMARA DE VILA VELHA DE RÓDÃO
Perais recebe reunião
A segunda reunião pública descentralizada do executivo da Câmara de Vila Velha de Ródão decorreu dia 1 de abril, na Junta de Freguesia de Perais e contou com a presença de vários munícipes que aproveitaram a ocasião para pedir esclarecimentos aos eleitos sobre assuntos relacionados com a Freguesia.
De entre os temas abordados durante o período de intervenção dos munícipes, destacaram-se os pedidos de resolução dos problemas de baixa pressão da água da rede pública em Perais que, de acordo com os munícipes, chega a ser por vezes inferior a um bar e impede os esquentadores de funcionar, e o ponto de situação do projeto de construção da ponte entre Perais e Montalvão, no Concelho de Nisa.
Em resposta aos munícipes, sobre a questão da água, o presidente da Câmara, Luís Pereira, esclareceu que a autarquia “já tentou resolver a situação através da instalação duma bomba de pressão, mas, infelizmente, devido à antiguidade, as canalizações não suportaram o aumento da pressão, pelo que a solução do problema terá de passar pela substituição total da rede, o que não se afigura fácil, dado o elevado investimento que isso representa”. O autarca explicou que, para tal, a autarquia se mantém atenta ao próximo quadro comunitário, de forma a tentar obter financiamento para a concretização desta obra e que, caso não seja possível, outra solução terá de ser equacionada.
Já sobre a ponte entre Perais e Montalvão, Luís Pereira explicou que considera este um projeto “estruturante para o Concelho” e mostrou a sua total disponibilidade para que ele se concretize. Ainda assim, o autarca referiu que, “devido à conjuntura nacional e internacional, os municípios têm enfrentado muitas dificuldades na execução das obras planeadas, devido à subida dos preços no setor da construção, o que tem levado muitos concursos a ficar desertos”. Como exemplo, o autarca referiu a empreitada de requalificação do Largo do Barreiro, em Vale de Pousadas, na qual o concurso ficou deserto, e que a autarquia pondera assegurar por administração direta, de forma faseada.