Energias renováveis e elementos distintivos da paisagem do Concelho dão vida a mural
As Portas do Almourão, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, da autoria do arquiteto Siza Vieira, plantar uma árvore, andar de bicicleta ou turbinas eólicas, são alguns dos elementos presentes no mural que foi pintado nos dias 19 e 20 de abril numa das paredes exteriores do Centro Educativo EB1+JI por Mariana Patacas, mais conhecida como Mariana PTKS, com o apoio de Filipe Granja, artistas de arte urbana.
Integrado no projeto Fôlego, Pigmentos pretende levar a temática das alterações climáticas através de expressões artísticas a um público infantil, no caso de Proença-a-Nova as turmas do terceiro ano, com quem a artista teve um encontro prévio em que debateram o aquecimento global e possíveis soluções. “Figuram no mural diversas formas de energias renováveis, nomeadamente as turbinas eólicas, e algumas atitudes para haver uma ação quanto às alterações climáticas, como andar de bicicleta ou plantar uma árvore, ideias que as crianças deram e com as quais também se identificam”, referiu Mariana Patacas.
Nessa primeira parte da conversa, a artista explicou igualmente a diferença entre arte urbana e graffitis, o que é legal ou não e a necessidade de obter autorização para realizar a obra. Em comum entre estas duas formas de expressão são as tintas em spray que os alunos tiveram oportunidade de manipular, contribuindo para a pintura do mural. “É normal que, sendo um material um pouco estranho para eles, às vezes há ali alguma adaptação, mas eles costumam ficar muito entusiasmados e achar o material curioso e tudo isso reflete-se no resultado final”.
As cores fortes são uma das imagens de marca de Mariana PTKS, tendo em Proença-a-Nova utilizado muitas imagens de natureza. “Sendo a Beira Baixa uma área que me inspira bastante, por ter algumas raízes familiares na zona, fiz por incluir bastante da paisagem daqui e espero que isso faça com que as crianças se identifiquem mais e mesmo toda a comunidade, para não ser uma coisa totalmente estranha”, acrescenta. Pigmentos irá agora materializar-se noutros concelhos da Pinhal Maior onde o projeto está a ser implementado, nomeadamente na Sertã, Vila de Rei, Oleiros e Mação.
A próxima iniciativa do projeto Fôlego em Proença-a-Nova realiza-se dia 7 de maio, a partir das 21 horas. Trata-se de um vídeo mapping itinerante. Tatuagens são Vozes, que irá passar por diversos locais, nomeadamente o Largo da Devesa, Rotunda da Guardiã da Água e na Rua Comendador Assis Roda (em frente aos Bombeiros Voluntários).