Edição nº 1748 - 29 de junho de 2022

APRESENTAÇÃO ESTÁ AGENDADA PARA SETEMBRO
Castelo Branco cresce musicalmente com nova sinfonieta

A Sinfonieta de Castelo Branco foi apresentada esta segunda-feira, 27 de junho, na Câmara de Castelo Branco, com o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, a começar por referir que “o maestro Bruno Cândido solicitou uma reunião, na qual falamos no panorama musical e cultural”, sendo que “concluímos da oportunidade da criação de uma sinfonieta que represente Castelo Branco”.
Leopoldo Rodrigues, tendo a consideração a formação musical disponível na cidade, nomeadamente no Conservatório Regional de castelo Branco e na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, sublinhou a importância de “dar expressão a essa formação de valores”, surgindo aí a parceria entre a Câmara e a Sinfonieta de Castelo Branco, com “músicos ligados a Castelo Branco, que irão contribuir para representar e animar Castelo Branco, com a excelência do seu trabalho”.
Por seu lado, o maestro Bruno Cândido, salientou que “a Câmara mostrou abertura desde o primeiro momento”, para explicar que a ideia da criação da Sinfonieta de Castelo Branco “surge de um projeto anterior, a Orquestra de Jovens de Castelo Branco, criada em 2018. Um projeto ligado ao Conservatório Regional de Castelo Branco que cresceu”.
Por isso, realça que daí “se justificar subir um degrau e pensar num projeto maior, com mais qualidade, mais virado para a vertente profissional”.
Bruno Cândido acrescentou que “Castelo Branco tem a Orquestra da ESART, a Orquestra do Conservatório, a Orquestra de Jovens, mas merece ter uma orquestra que funcione com uma atividade regular, que mostre o que de bom se faz em Castelo Branco. Um projeto de referência na cidade”.
Estas são as bases que deram origem à sinfonieta de Castrelo Branco, que terá a sua primeira temporada de setembro deste ano a julho de 2023.
Bruno Cândido adianta que o “concerto de apresentação, que será com um programa sinfónico, terá lugar em setembro, em data a anunciar”.
Noutra vertente revela que a Sinfonieta de Castelo Branco, que “começará com 30 a 35 músicos, com programas mais clássicos, para além de concertos também terá alguns ciclos de música de câmara” e sublinha que um dos objetivos passa por “levar a música às aldeias do Concelho de Castelo Branco, onde, normalmente, não chega uma atividade musical”. Isto, para que “todos tenham a possibilidade de ouvir música clássica”.
Mas os objetivos são mais amplos, uma vez que também está definida “a criação de um concurso nacional de jovens instrumentistas, bem como concertos para famílias, por exemplo, com concertos didáticos para crianças”.
Bruno Cândido avança igualmente que a Sinfonieta de Castelo Branco “é uma orquestra semiprofissional, que engloba na maioria músicos profissionais, mas também alunos que estão em formação”.
António Tavares

29/06/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video