Natação Albicastrense em torneios no Alentejo
A Associação de Natação Albicastrense (ANAR) participou em dois torneios durante os passados dias 25 e 26 de junho.
Sábado, 25 de junho, na trigésima nona edição Meeting Internacional de Natação Cidade de Elvas e no domingo, 26 de junho, na quadragésima terceira edição do Meeting de S. João e Évora.
Duas das provas com mais tradição do calendário nacional, no entanto, são com características muito diferentes.
No sábado em Elvas, o torneio contou com a presença de 109 atletas distribuídos com dez clubes. ANAR, Elvense, CNGuarda, Elétrico, Estremoz, CCDSertã, Campomaiorense, CLAC, Clube União 1919 e um clube espanhol da cidade de Don Benito. A prova decorreu na piscina de 25 metros exterior da cidade de Elvas o que representou a primeira experiência para muitos dos atletas da ANAR que se fez representar por 23 atletas, sendo o clube com mais atletas do torneio.
Em femininos alcançou 6 pódios: Simone Marques em 1.º lugar nos 100 mariposa e um 2.º lugar aos 100 costas; Vitória Almeida dois 3.º lugar nos 100 livras e nos 100 costas; Carolina Rodrigues nos 100 bruços na categoria de seniores: Maria Agostinho também um 3.º lugar nos 100 bruços em infantis.
Em masculinos, Eduardo Tavares alcançou um 1.º lugar aos 100 costas e um 3.º lugar aos 100 bruços; Diogo Março também conseguiu o 3,º lugar nos 100 bruços mas na categoria de infantis.
Na classificação por clubes o grande vencedor foi a equipa da casa o Elvense seguido de CLAC e Don Benito. A ANAR conquistou um honroso 4.º lugar fazendo a sua melhor classificação de sempre neste torneio cheio de tradição. É de referir as palavras da parte da vereadora da Câmara de Elvas, “destacando a presença da ANAR com uma comitiva tão representativa, 23 atletas. Dando assim um sinal de que o futuro do clube albicastrense será próspero ”.
No domingo foi a vez da ANAR se deslocar à cidade de Évora. A prova contou com a presença de 101 atletas distribuídos por onze clubes. Para além do clube da casa o Aminata o torneio contou com a presença de vários clubes do sul do País: Onda Azeitão, Zona Azul de Beja, Estremoz, CN Beja, Litoral Alentejano de Sines, Mora, GSC Grândola, Lagoa Académico Clube, Ndco.
A ANAR trazia para este torneio um objetivo muito claro, o de proporcionar aos seus atletas a possibilidade de nadar pela primeira vez numa piscina de 50 metros, preparando-os assim para o Campeonato Regional de Categorias no próximo fim de semana. Pela ANAR participaram nesta prova os seguintes atletas: Afonso Bento, Afonso Mateus, Madalena Tavares, Carolina Banhudo, Dinis Paulo, Diogo Barata e Guilherme Rato. Apesar do forte vento que se fez sentir no complexo de piscinas de Évora e da dificuldade própria de uma piscina de 50 metros ao ar livre, os atletas tiveram uma boa prestação. Realçar a prova dos 400 livres do Afonso Bento com o tempo de 5:40.97 e Dinis Paulo nos 100 livres com o tempo de 1:04.73.