Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1777 - 25 de janeiro de 2023

ARANHAS, PENAMACOR
Festa das Varas do Fumeiro regressa em formato presencial

A Festa das Varas do Fumeiro, organizada pela Câmara de Penamacor, pela Junta de Freguesia de Aranhas e pelo Rancho Folclórico de Aranhas, regressa à Freguesia de Aranhas, no Concelho de Penamacor, em formato presencial, entre a próxima sexta-feira e domingo, 27 a 29 de janeiro. O momento alto do certame será no próximo sábado, 28 de fevereiro, com o Desfile das Varas e o Leilão do Fumeiro.
Animação de rua, concertos, demonstrações culinárias, tasquinhas, artesanato, animação infantil temática, teatro de rua itinerante e o tradicional Festival de Folclore não faltam ao evento.
O programa começa na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, às 18 horas. A partir das 20 horas decorre o showcooking de gastronomia tradicional À mesa com o fumeiro e a partir das 21 horas atuam os Cavaquinhos da Escola Geração Musical. A noite termina com o grupo de música tradicional Siga a Farra.
No próximo sábado, 28 de janeiro, a partir das 15 horas, grupos de concertinas, os Picadinhos da Concertina e as Tresmoças cantam as Janeiras, antes de se iniciar, às 15h30, o Desfile das Varas e Leilão do Fumeiro. A partir das 20 horas realiza-se o showcooking de gastronomia tradicional À mesa com o fumeiro e a partir das 22 horas atua o grupo de música tradicional 7 Saias.
Domingo, 29 de janeiro, às 14 horas, atua o Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel D’Acha e a partir das 18 horas realiza-se o showcooking de gastronomia tradicional À mesa com o fumeiro. De realçar, nesse dia, o Festival de Folclore, a partir das 15 horas, que contará com a participação do Grupo Pitarra, de Espanha; do Grupo de Cantares do Pedrógão de S. Pedro, da Beira Baixa; do Rancho Folclórico as Ligeirinhas de Antões, de Pombal, Beira Litoral; do Grupo Folclórico U Fresnu, de Espanha; e do Rancho Folclórico de Aranhas, da Beira Baixa.
A animação de rua durante o evento está a cargo do Grupo de Bombos do Barco, de As Fumeiras De Aranhas, dos Picadinhos da Concertina, das Tresmoças, dos Pifaradas e Gaitadas, dos Manta D’Ourelos, das Quinas de Sernancelhe, dos Fanfarrões da Beira, do grupo Silva e Desgarradas, dos Bombos de Valverde e dos Bordões da Beira.
Recorde-se que a Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa, que é o enchido.
A Câmara de Penamacor realça que “este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas”.

25/01/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
25/04
The Halfzeimers, A Stone in Your Shoe e Contas & OssosPandemónio Bar, na Praça de Camões, Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video